Últimos dias para solicitação de 2ª via de título de eleitor

Prazo termina na próxima quinta-feira (27), dez dias antes do primeiro turno das eleições 2018


Por Gracielle Nocelli

24/09/2018 às 19h12

Termina, na próxima quinta-feira (27), dez dias antes do primeiro turno das eleições 2018, o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. Para fazer a solicitação, é preciso estar em dia com a Justiça Eleitoral, o que significa não ter débitos pendentes, como multas por não ter votado, não ter comparecido ao trabalho de mesário ou em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) e da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). Caso esteja em débito, o pagamento é feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pelo cartório eleitoral. O valor pode variar de R$ 1 a R$ 35,14.

O título de eleitor não é o único documento aceito no dia da votação, que este ano tem o primeiro turno marcado para 7 de outubro. Na hora de votar, é permitida a apresentação de outros documentos com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou passaporte.
Os eleitores que estão com a situação regular também podem optar pela versão digital do título, o e-Título, disponível para smartphones gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. A versão digital é válida como identificação do eleitor apenas se ele já possuir a biometria.

PUBLICIDADE

Local de votação

Pelo aplicativo do e-Título também é possível saber o local de votação e e seção eleitoral. Outra forma de consultar estas informações é por meio de pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) www.tse.jus.br. Ao acessar a página, no canto esquerdo está a área “Serviços ao Eleitor”, onde é preciso clicar no link “Local de votação”. Ao preencher o nome do eleitor ou número do título, a data de nascimento e o nome da mãe, o sistema irá gerar as informações.

 

Tópicos: eleições 2018

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.