Zema prepara protocolo para retomada da economia em Minas

Governo deve apresentar programa para reativar atividades econômicas em até três semanas


Por Tribuna

22/04/2020 às 20h07

O Governo de Minas Gerais estuda a adoção de protocolos para possibilitar o retorno gradual de atividades econômicas atingidas pelas medidas restritivas implementadas para o combate à pandemia da Covid-19. Alguns detalhes para o procedimento foram informados pelo governador Romeu Zema (Novo) em entrevista à TV Globo. Segundo publicado pelo portal G1, Zema destacou que a decisão ficará a cargo dos prefeitos. Os protocolos estudados pelo Estado, que vêm sendo chamados de Minas Consciente, servirão como orientação sobre balizas a serem seguidas para tal reabertura.

“O Minas Consciente, que é a reativação segura, criteriosa das atividades econômicas do estado, foi feita basicamente com a Secretaria de Estado de Saúde e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ambas têm grupo técnico para desenvolver os protocolos”, afirmou Zema na entrevista. Para isto, o Estado deve fazer uma classificação dos diversos segmentos da economia de acordo com os riscos de contágio e os impactos econômicos. “Se for uma atividade com alto impacto econômico e baixo risco na saúde, ela vai ser priorizada. A priorização foi feita dentro desse contexto”, defendeu o governador.

PUBLICIDADE

Assim, os segmentos econômicos devem ser divididos com as cores branco, verde, amarelo e vermelho. Desta maneira, Zema projeta que as cidades que seguirem as orientações poderão realizar a reabertura gradual de suas atividades e atingir a plenitude do funcionamento da economia em um hiato de até três semanas. “Tenho dito que não estamos relaxando. Estamos adotando medidas de segurança para que aquelas cidades que já optaram pela reabertura, que possam fazer isso com critério. Estamos tornando mais segura a situação atual, haja vista que mais da metade dos prefeitos liberaram atividades em suas cidades”, disse, uma vez mais como publicado pelo G1.

O governador ainda falou sobre a situação da disseminação do coronavírus no Estado. “Hoje a situação de Minas Gerais é bastante segura. Temos hoje, utilizados por suspeitos e infectados por Covid, 3% dos leitos de UTIs, é um número muito baixo. Nós temos 50% de UTIs livres no estado, então podemos dizer que podemos avançar muito.” Ainda de acordo com as informações tornadas públicas nesta quarta, a reabertura das escolas não deve ser realizada dentro dos próximos 90 dias. Já nos casos de locais de eventos, como casas de shows e cinemas, as restrições ainda podem permanecer por mais quatro meses.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.