Bolsonaro tem 26%; Ciro e Haddad ficam empatados com 13%

Os dois candidatos ainda estão empatados tecnicamente com Alckmim na disputa pelo segundo lugar


Por Renato Salles

14/09/2018 às 19h42

O Datafolha lançou nesta sexta-feira (14) sua primeira pesquisa de intenção de votos para a disputa presidencial após a oficialização do nome do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), como candidato do PT, em substituição ao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve seu registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As entrevistas também foram realizadas entre esta quinta e sexta-feira, exatamente uma semana após o atentado sofrido pelo candidato Jair Bolsonaro (PSL) no último dia 6, durante visita a Juiz de Fora.

De acordo com o Datafolha, Bolsonaro segue liderando a corrida pela Presidência da República com folga e oscilou positivamente dentro da margem de erro. O principal destaque da nova amostragem foi o crescimento de Haddad, que computou quatro pontos percentuais e chegou a 13%, mesmo número de Ciro. Os dois estão empatados tecnicamente com Alckmim.

PUBLICIDADE

Com relação ao último levantamento do Datafolha, publicado na última segunda-feira, Bolsonaro variou dentro da margem de erro e cresceu dois pontos percentuais, chegando a 26% das intenções de voto. Assim, o deputado federal mantém boa folga na dianteira, com relação a um segundo bloco de três candidatos que seguem embolados na disputa por um lugar no segundo turno da disputa presidencial.

Agora, Haddad puxa o pelotão junto com Ciro e ambos aparecem com 13%. O petista registrou um crescimento de quatro pontos percentuais, acima da margem de erro. Em seguida, vem Alckmin, com 9%. O tucano está tecnicamente empatado com Ciro e Haddad no limite da margem de erro. Marina Silva (Rede) desgarrou do grupo, após cair quatro pontos, e aparece com 8% na atual amostragem, tecnicamente empatada com Alckmin.

Mais distantes da disputa pelo segundo turno, segundo os números do Datafolha, ainda aparecem Álvaro Dias (Podemos), João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB), todos com 3%; Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota), com 1% cada; João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram.

Branco e nulos somaram 13%, e 6% não souberam ou não responderam.

A pesquisa do Datafolha foi registrada no TSE com o número BR-05596/2018. O levantamento foi contratado pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pela TV Globo e ouviu 2.820 entrevistado em 197 municípios. A amostragem tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e de 95% de confiança.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: eleições 2018

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.