Governo divulga protocolo para volta às aulas presenciais

Documento traz, entre outras definições, recomendações como inspeção sanitária e distanciamento mínimo entre alunos e trabalhadores das instituições de ensino da rede estadual


Por Tribuna

29/09/2020 às 18h23

Recomendações de inspeção sanitária para reabertura de escolas, orientações para os trabalhadores do ambiente escolar e metragem para o fluxo de entrada e permanência nas instituições de ensino são algumas das definições do protocolo sanitário de retorno às atividades escolares presenciais divulgado pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (29).

O protocolo dispõe também de limitadores de segurança e regras de afastamento entre alunos e professores em caso de surtos de Covid-19. Na última semana, o Governo estadual autorizou a retomada da atividades presenciais no ensino básico – que abrange a educação infantil, a fundamental e o ensino médio -, a partir do próximo dia 5 de outubro, em 218 cidades mineiras que estão na onda verde do programa Minas Consciente, onde o risco de contágio pelo coronavírus é considerado de menor potencial. Juiz de Fora, que se encontra na onda amarela, não foi contemplada pela decisão.

PUBLICIDADE

“A adoção de medidas de prevenção e controle é recomendada a todos, inclusive aos profissionais, aos responsáveis pelos alunos e aos próprios estudantes, promovendo assim um ambiente seguro. Dessa forma, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde) entende que é preciso, minimamente, um tempo para que seja feita a estruturação de toda rede escolar com apoio psicossocial. É preciso fazer as adaptações necessárias, dando uma atenção especial para estudantes com deficiência e com condições de risco”, pontuou Amaral. O secretário reforçou, ainda, a importância de que toda a comunidade escolar esteja ciente dos benefícios e riscos a cada estratégia adotada, seja ela virtual, híbrida ou presencial, bem como os objetivos de cada uma.

Segundo Carlos Eduardo Amaral, embora o protocolo já abarque diferentes variáveis, o documento passará por revisões e atualizações sempre que necessário, conforme demanda o dinâmico contexto apresentado pela pandemia. O protocolo está disponível no site da SES. Até o momento, Minas Gerais registrou 292.291 casos confirmados da Covid-19 e 7.259 óbitos. Somente entre segunda (28) e esta terça, 2.154 pessoas foram diagnosticadas com a doença em Minas Gerais.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.