Estado espera receber doses para vacinar crianças contra a Covid em janeiro

Secretário de Estado de Saúde afirmou que repasse aos municípios será feito assim que o Ministério da Saúde fizer o envio dos imunizantes


Por Tribuna

17/12/2021 às 19h11

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou, nesta sexta-feira (17), que Minas Gerais espera receber, em janeiro, as doses pediátricas da Pfizer para dar início à vacinação contra a Covid-19 em crianças com idades entre 5 e 11 anos.

“O novo frasco de Pfizer (destinado à vacinação das crianças) deve chegar do Brasil em janeiro. Assim que chegar, o Ministério da Saúde irá nos passar, e vamos distribuir de forma imediata aos municípios para que a gente consiga vacinar esse grupo importante”, disse o secretário.

PUBLICIDADE

Nesta quinta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech, a Comirnaty, em crianças com idade de 5 a 11 anos no combate à Covid-19. “Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse o gerente Geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

Especificações

De acordo com a Anvisa, a vacina para crianças tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para os maiores de 12 anos.

A formulação do imunizante para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a 10 microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses.

A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. Para os maiores de 12 anos, a vacina, que será aplicada em doses de 0,3 mL, tem tampa na cor roxa.

A vacina também tem esquema de conservação diferente, já que pode ficar por dez semanas em temperatura de 2ºC a 8ºC.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.