Estado analisa diminuir intervalo da dose de reforço para 4 meses

Caso comprovada que a 3ª dose tem efeito relevante para combater a Ômicron, a decisão pode ser tomada à nível estadual


Por Carolina Leonel

13/12/2021 às 20h40

O Governo de Minas Gerais analisa a possibilidade de reduzir o intervalo para a aplicação da dose de reforço para quatro meses no estado. Até o momento, podem receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19 aqueles que receberam a segunda aplicação há cinco meses ou mais. A informação foi dita pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Fábio Baccheretti, nesta segunda-feira (13), em coletiva de imprensa.

“Estamos discutindo se a gente reduz o tempo para a aplicação da dose de reforço para quatro meses. Caso se confirme que a terceira dose tem um efeito muito diferente para a Ômicron em relação às duas doses, talvez essa decisão seja tomada a nível estadual, sem esperar a definição pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

PUBLICIDADE

Conforme Baccheretti, ainda não há casos confirmados da Ômicron em Minas, e a maior incidência de casos da Covid-19 é referente a variante Delta. Até o momento, quatro casos suspeitos da Ômicron estão em investigação no estado, todos notificados em Belo Horizonte. As suspeitas são de pessoas vindas de Gana, Moçambique e África do Sul.

Estado recebe mais de 323 mil doses da Janssen

O Governo de Minas Gerais recebe, do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (14), mas 323.800 doses da vacina da Janssen. Conforme o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, os imunizantes serão distribuídos de forma imediata às regionais de saúde, assim que forem recebidos pelo Estado. As vacinas serão destinadas para a segunda aplicação da Janssen.

Conforme Baccheretti, o quantitativo, somado às 66.100 doses do imunizante entregues a Minas Gerais na semana passada, representa cerca de 80% do público que recebeu a primeira dose da vacina em Minas. Segundo o secretário, as doses necessárias para atender a demanda de segunda dose no estado deverão ser entregues pelo Ministério da Saúde ainda este ano.

A segunda dose da Janssen, conforme Baccheretti, deve ser aplicada entre dois e seis meses após a aplicação da primeira dose. Já a terceira dose, ou dose de reforço, será feita cinco meses após a aplicação da segunda, com o imunizante da Pfizer.

Vacinação em Minas

Até esta segunda, 77,60% da população mineira estava vacinada com a primeira dose. Quase 70% da população do estado já tomou as duas doses. No total, Minas aplicou cerca de 37,4 milhões de vacinas contra a Covid-19, entre primeira, segunda e terceira doses.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.