Vacinação em mineiros acima de 60 anos deve começar até abril
Com idosos imunizados, taxa de ocupação de leitos UTI deve cair no estado, segundo secretário de Estado de Saúde
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, sinalizou a possibilidade de Minas Gerais começar a vacinação contra a Covid-19 em idosos com 60 anos ou mais “entre meados de março e abril”. Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (11), Amaral disse que o país tem hoje “sinalizações que nos trazem esperança” em relação ao avanço no Programa Nacional de Imunização.
“O Butantan está produzindo mais um lote de vacinas e provavelmente ainda em fevereiro vai entregar mais um lote de vacinas (ao Ministério da Saúde). O consórcio Covax Facility, que é um dos grupos pelo qual o Ministério da Saúde adquiriu vacinas do laboratório Astrazeneca, comunicou que forneceria mais vacinas ainda em fevereiro (…), provavelmente entre 2 e 5 milhões de doses. Além disso, tudo leva a crer que o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) (usado na produção de vacinas) para a Fiocruz chegará em volume maior. (Então), se isso acontecer, nós também começaremos a ter a fabricação de vacinas pela fábrica da Fiocruz e isso vai fazer com que comecemos a ter um volume bem maior de chegada de doses. Nesse contexto, em abril, possivelmente a gente vai ter grande parte da população acima de 60 anos vacinada”, pontuou o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Além disso, o secretário também pontuou que, com boa parte do grupo prioritário vacinado (trabalhadores da saúde e idosos) é esperado que no mês de abril também sejam percebidos os efeitos da imunização em Minas. “A medida que a gente tiver os grupos prioritários acima de 60 vacinados, já com a segunda dose, podemos ter uma redução da taxa de ocupação de leitos intensivos”, disse. De acordo com a SES, no entanto, a redução significativa de transmissão do coronavírus e do número de casos dependerá de maior número de pessoas vacinadas, o que deve levar mais tempo. Em transmissão ao vivo na última segunda, Carlos Eduardo Amaral declarou que a expectativa do Governo de Minas é de que até o fim de 2021 toda a população mineira esteja imunizada contra o coronavírus.
Carnaval
Durante a entrevista desta quinta, o secretário também reforçou a necessidade das pessoas não se aglomerarem em festividades de carnaval. “Há 14 dias, começamos a perceber o início de uma redução na ocupação de leitos no estado. Chegamos a ter 74% de ocupação e, hoje, variamos entre 70% e 71%. Por isso é muito importante reforçar, junto aos mineiros, a necessidade de reforçar os cuidados durante o carnaval, para que não tenhamos uma mudança significativa no perfil epidemiológico que vem se construindo como um cenário favorável à queda nos números”, explicou.
Vacinação em idosos com 90 anos ou mais
Após a chegada da terceira remessa de vacinas contra a Covid-19 em Minas Gerais, no último domingo, o Governo iniciou a vacinação em idosos com 90 anos ou mais nesta quinta. De acordo com o Estado, mais de cem mil idosos devem ser contemplados neste momento. “As vacinas que temos hoje no território nacional apresentam 100% de eficácia para casos graves. Por isso são destinadas neste momento aos idosos, que compõem um grupo com mais risco de complicação”, explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Janaína Passos, que também participou da coletiva.
De acordo com o secretário Carlos Eduardo, os idosos desta faixa etária têm risco acima de 35% de apresentarem evolução para quadro grave da doença. O titular da SES também destacou a priorização dos trabalhadores de saúde no processo de imunização. “São grupos que estão mais expostos à doença e podem ser vetores de transmissão.”
Tópicos: vacina