Baeta/UFJF perde de W.O por ambulância atender acidente ao lado do estádio

Nova ambulância chega no palco esportivo minutos após período de tolerância da arbitragem; FMF afirma que decisão está mantida, mas caso pode ir ao tribunal


Por Bruno Kaehler

23/09/2019 às 20h29

Em compromisso pela segunda divisão do Campeonato Mineiro sub-15, o Tupynambás/UFJF, que já possui acesso à elite garantido, sofreu uma derrota sem poder entrar em campo no último sábado (21). Com partida contra o Santarritense agendada para as 9h no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, a ambulância que iria ficar monitorando os duelos do sub-15 e sub-17 (este marcado para 11h) teve que atender uma emergência em rua ao lado da praça esportiva.

Como o atendimento foi demorado, e a presença do veículo é obrigatória em partidas de futebol, a arbitragem esperou 30 minutos – período de tolerância previsto segundo regulamento e confirmou o W.O contra o time juiz-forano.

PUBLICIDADE

O coordenador do projeto, o professor Marcelo Matta, lamentou a decisão ter seguido friamente a regra. “Fui até o local do acidente e estavam trabalhando de forma pesada, entubando o acidentado. Foi um procedimento demorado, de muita dificuldade, e conseguiu salvar a vida do rapaz. Quando foi 9h32, ou seja, após os 30 minutos de tolerância de atraso que a Federação determina, o trio de arbitragem, que sabia o que estava ocorrendo, não teve bom senso e privilegiou o protocolo do jogo em detrimento da vida de uma pessoa. A ambulância chegou ao estádio às 9h32, eu ainda estava argumentando com o delegado e os árbitros. Mas eles não aceitaram.”

Segundo o árbitro Claudionor Rosa da Silva, em súmula, a arbitragem obteve conhecimento do acidente às 8h27. Ainda no documento, o árbitro afirmou que houve um pedido do dirigente do Santarritense para que seguisse o protocolo, lembrando derrota da equipe pela ausência de ambulância, e que a mesma chegou no Estádio Municipal às 9h37. “Ficamos sensibilizados, sim, devido um fato triste ter ocorrido para este imprevisto, a vida em primeiro lugar, mas por trás de todo ocorrido existe um planejamento e um regulamento que temos que seguir; e tem pessoas competentes para avaliar e tomar as decisões cabíveis.”

A Tribuna entrou em contato com a Federação Mineira de Futebol (FMF), que confirmou a manutenção do W.O, mas afirmou que agora é preciso aguardar se a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) irá denunciar o caso ou receber uma denúncia para que o ocorrido vá ao tribunal.

Sub-17 mantém invencibilidade

Após a derrota de 3 a 0, por conta do W.O, o Baeta/UFJF voltou a campo às 11h, já com a ambulância, pela categoria sub-17. A equipe, já campeã na categoria, venceu o Santarritense por 1 a 0 e manteve a invencibilidade após 13 rodadas, com dez vitórias e três empates.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.