JF Basquetebol/Sport disputará o Campeonato Mineiro

Com reforço de Chupeta, atleta campeão mundial pelo Flamengo, juiz-foranos irão a BH enfrentar equipes como o Minas Tênis Clube, potência do país


Por Bruno Kaehler

19/09/2018 às 20h02- Atualizada 19/09/2018 às 20h03

Chupeta (com a bola) irá reforçar equipe local (Foto: Divulgação)

O Campeonato Mineiro adulto de basquete terá um representante juiz-forano. O Juiz de Fora Basquetebol/Sport Club entra em quadra de sexta (21) a domingo (23) como o único time do interior do estado a participar do evento em Belo Horizonte diante da potência brasileira Minas Tênis Clube, que disputa a NBB (principal competição do país), além de IBC Basketball e Thug Life, ambos da capital, integrantes da Liga Amadora de Basquete de Minas (LAB). O evento ocorre na Arena Minas Tênis Clube, com estreia juiz-forana às 20h da sexta, justamente contra os donos da casa.

Coordenador e atleta do projeto, José Henrique Casarim comemorou a participação como oportunidade de mostrar aos jovens da base onde cada atleta pode chegar. A participação foi possível graças a um convite da Federação Mineira de Basketball (FMB). “A equipe adulta do JF Basquetebol vem representando a cidade há mais de 15 anos. Mas tivemos uma reformulação há dois anos com forte investimento na base, com disputas de campeonatos, fomentando o basquete. Isso também gerou o convite da FMB e vi uma grande oportunidade de dar visibilidade ao projeto e mostrar para a criançada que o trabalho é sério e devem acreditar nele”, conta Casarim.

PUBLICIDADE

A equipe do técnico Pipe será formada por atletas do time campeão da primeira fase dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi), em julho deste ano no município de Cataguases, mais um quarteto da base e três reforços de nível nacional. Entre eles está o ala-armador Luis Otávio “Chupeta”, atleta revelado pelo Fluminense e que estava no Macaé, pela Liga Ouro, e que integrou o elenco flamenguista campeão da Copa Intercontinental em 2014, principal título rubro-negro na modalidade. Chupeta ainda terá a companhia do filho do ala-armador Ricardinho, Leonardo, que defendeu o Fluminense na última temporada. O outro reforço não foi revelado.

Os atletas mais experientes terão a companhia das promessas Lucas dos Santos, Henrique Colliat e Gabriel Gama, trio de 17 anos, além de Klayson Luiz, 18, jovens oriundos da base do time juiz-forano. “Acreditamos que poderemos representar bem Juiz de Fora e toda a região como o único time do interior no Estadual. Será uma grande experiência poder estar frente a frente com o Minas, equipe muito forte e que irá disputar o Sul-Americano e a NBB”, destaca Casarim.

Leonardo, ao lado do pai, Ricardinho (ala-armador), também vai reforçar a equipe juiz-forana (Foto: Divulgação)

Sistema de disputa

Todas as quatro equipes se enfrentam em turno único até o domingo. A vitória rende dois pontos, e a derrota, um. A equipe com melhor campanha vence o Mineiro. Após encarar o Minas na sexta, o JF Basquetebol/Sport mede forças com o Thug Life às 14h do sábado e, por fim, enfrenta o IBC em duelo marcado para as 10h do domingo. A Tribuna entrou em contato com o gerente da Federação Mineira de Basketball (FMB), Wilson Quintella, que destacou a participação juiz-forana como prova do objetivo da entidade para os próximos anos.

“Existe um trabalho nosso na nova gestão porque o basquete de Minas sempre ficou restrito aos times de BH. Nosso único filiado de fora é o Praia Clube (Uberlândia), que não investiu em primeira divisão nesse ano. Coube à Federação procurar times em outras cidades como o Juiz de Fora Basquetebol, que já vem participando de competições em outras categorias como convidado, porque não é filiado, mas está sempre pronto e atendendo a Federação. Outros times foram chamados, até amadores, para ter maior representatividade e desse um outro formato na disputa que tem o Minas como grande potência. E buscamos dar visibilidade a times amadores para que alcancem os objetivos, porque sem incentivo acabam sumindo. Esperamos que, no ano que vem, o número de participantes cresça, antecipando o calendário, para fortalecer a competição. O foco da Federação é cobrir algumas lacunas. Não tínhamos sub-11, sub-12 e sub-18 e criamos nesse ano essas categorias competitivas assim como o adulto, que é um espelho para a garotada, carente de ídolos.”

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: basquete

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.