FMF decreta volta do Mineiro para 26 de julho e sem sede única

Reunião com os clubes define que cada mandante fará os jogos em sua cidade; se PJF vetar, um novo local será escolhido. O rebaixamento está mantido


Por Bruno Kaehler

07/07/2020 às 16h25- Atualizada 07/07/2020 às 18h38

O Módulo I do Campeonato Mineiro voltará no dia 26 de julho. A Federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou a data à Tribuna, definida em reunião por videoconferência com os representantes dos 12 clubes participantes do Estadual na tarde desta terça-feira (7). Na última segunda (6), a entidade que comanda o futebol do estado se reuniu com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para alinhar um planejamento para o retorno.

Entre as decisões já conhecidas da reunião, a volta do Estadual não será mais em sede única. Logo, cada clube mandante irá organizar as partidas em suas cidades, como normalmente ocorre. Se a Prefeitura de Juiz de Fora vetar, o duelo passará para outro local.

PUBLICIDADE

Apesar de restarem apenas 19 dias para a volta das partidas e parte dos clubes do interior não ter montado seus elencos até o momento, caso do Tupynambás, a Tribuna apurou que o rebaixamento está mantido na competição.

Último colocado do Campeonato Mineiro com apenas 3 pontos somados, o Baeta terá compromissos diante da Caldense, quarta na tabela, inicialmente em Juiz de Fora, e do Boa Esporte, nono lugar, fora de casa, antes do término da primeira fase. O Leão do Poço Rico precisa vencer os dois jogos e torcer contra o Villa Nova, vice-lanterna com 4 pontos, e Coimbra, antepenúltimo e detentor de 7 pontos, para seguir na elite estadual em 2021.

Seis datas restantes

A FMF conta, ainda, com seis datas para finalizar o Estadual. Além das duas últimas rodadas da fase classificatória, há a ida e a volta das semifinais e da decisão. Ocorre que, neste cálculo, o torneio terminaria em 12 de agosto, e a CBF já confirmou o início do Brasileirão para o fim de semana anterior, com a Série A começando no dia 9 e a segunda divisão no dia 8. Logo, assim que os finalistas forem confirmados (semifinais programadas para terminar em 5 de agosto), haverá uma reunião entre a Federação e os dois clubes para definir as datas da disputa do troféu.

Paralelamente ao mata-mata da competição ainda será disputado o Troféu Inconfidência – torneio com a participação do 5º ao 8º colocados na fase de classificação, em semifinal e final com jogo único. O 5º enfrenta o 8º, e o 6º lugar encara o 7º com mando de campo dos detentores de melhor campanha.

Confira o relato do presidente da FMF, Adriano Aro, sobre as definições após a reunião desta terça.

 

Ver essa foto no Instagram

 

A FMF se reuniu, na tarde desta terça, (07/07), com os clubes participantes do Módulo I, para discutir a retomada do Campeonato Mineiro Sicoob 2020. A conferência via internet possibilitou que a maioria optasse pela continuação do campeonato no formato original, com alterações apenas no Troféu Inconfidência: os jogo eliminatórios serão disputados em confronto único. Os clubes mandarão seus jogos em suas sedes, desde que exista aprovação das autoridades de saúde locais. Confira as datas para o retorno do Campeonato Mineiro: 26/07 – 10ª rodada 29/07 – 11ª rodada 02/08 – semifinais (ida) 05/08 – semifinais (volta) No dia 06/08, os finalistas se reunirão com a FMF para decidir as datas das finais, de forma adequada ao calendário do Campeonato Brasileiro.

O conteúdo continua após o anúncio

Uma publicação compartilhada por Federação Mineira de Futebol (@fmf_oficial) em

Mais informações em breve.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.