Lojas reabrem em galerias e shoppings de Juiz de Fora

A princípio, apenas os estabelecimentos que se encontram na onda verde do Minas Consciente, tidos como essenciais, podem retomar o funcionamento


Por Leticya Bernadete (colaborou Bárbara Riolino)

08/06/2020 às 17h30- Atualizada 08/06/2020 às 19h17

 

Estabelecimentos tidos como essenciais pelo programa Minas Consciente e que estão localizados em shoppings e galerias de Juiz de Fora iniciaram, nesta segunda-feira (8), seu processo de reabertura na cidade. Na tarde da última sexta, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) havia informado que não seria necessário reeditar o Decreto 13.959 para que as lojas pudessem abrir. Desta forma, estes estabelecimentos já poderiam funcionar de modo automático à ampliação do programa estadual. No entanto, o número de pessoas que transitavam nestes espaços nesta segunda-feira foi considerado baixo.

PUBLICIDADE
Movimento era baixo no Independência Shopping na tarde desta segunda-feira (Foto: Fernando Priamo)

Com poucas unidades abertas, na região central, galerias que estavam fechadas anteriormente retomaram as atividades com as lojas permitidas, como no caso da Pio X, Shopping Center, Marechal Shopping e Marechal Center. Por volta do meio-dia – horário estabelecido pelas regras estaduais para reabertura das portas -, apesar do movimento ser intenso nas ruas, o fluxo de pessoas ainda era tímido dentro dos espaços comerciais.

A reportagem visitou o Independência Shopping na tarde desta segunda, entre 14h30 e 15h30. Neste período, o movimento era baixo. Além dos estabelecimentos de alimentação e outros que já estavam funcionando por meio de delivery e drive-thru, poucas lojas estavam abertas. Conforme a assessoria do shopping, muitos lojistas que se enquadram na onda verde do Minas Consciente ainda estão se preparando para retomarem as atividades.

Comerciantes consideram reabertura positiva

Em alguns estabelecimentos na região central, a reabertura nesta segunda já trouxe procura por parte dos clientes, como no caso da loja GFG Eletrônicos, localizada na Galeria Shopping Center, na Rua Halfeld, de acordo com o proprietário Gustavo da Silva Salgado. Desde o início da pandemia, em março deste ano, o estabelecimento estava funcionando apenas por delivery. “Seguindo todas as recomendações, não acho que [a reabertura] atrapalha em nada”, diz. Na loja, o atendimento é apenas para um cliente por vez, sendo obrigatório o uso de máscara. Ainda conforme Gustavo, o estabelecimento também está disponibilizando álcool em gel para os consumidores.

A loja Líder Cell, que presta assistência técnica na área de informática e outros eletrônicos e está localizada na Galeria Itala, entre as ruas Marechal Deodoro e Mr. Moore, tomou algumas precauções para a retomada dos serviços nesta segunda, como limite do acesso dos clientes no interior do estabelecimento, segundo uma das proprietárias, Laís de Oliveira Maciel. Além das regras de máscara e oferecimento de álcool em gel, o balcão foi transferido para a entrada do espaço. “Se o cliente vem para fazer manutenção, nós pedimos para deixar o aparelho e voltar depois. Nós não estamos deixando ficar aglomerado na porta.”

A reabertura das galerias e shoppings também foi vista como algo positivo pelo sócio-proprietário da Coxinha do Gordin, Daniel de Paula Lanziotti. Nesta segunda, foram retomados os atendimentos nas lojas da marca no Marechal Shopping. Uma terceira loja, na Avenida Barão do Rio Branco, já estava em funcionamento com entrega no balcão e delivery, o que deve se aplicar também às unidades reabertas esta semana. “Nós estamos nos planejando justamente para evitar o pessoal de entrar e lanchar. Será pegar o lanche no balcão e levar para casa, e vamos focar no delivery também”, explica. “Uso de máscara é obrigatório, estamos tomando os cuidados de sempre, como álcool em gel, que é obrigatório também tanto para nós, quanto para os clientes.”

Serviços essenciais

Na última quinta (4), o Governo de Minas autorizou a abertura de lojas que funcionam em shopping centers e galerias comerciais nas cidades que aderiram ao Minas Consciente, programa para retomada das atividades de setores produtivos de forma setorizada. O plano setoriza as atividades econômicas em quatro ondas. Juiz de Fora encontra-se na onda verde do programa estadual, o que significa que apenas atividades essenciais podem ser reabertas nos shoppings e galerias.

Os segmentos pertencentes à onda verde do Minas Consciente são: hipermercados; supermercados; minimercados, mercearias e armazéns; padaria e confeitaria com predominância de revenda. Também contam no rol o comércio varejista de laticínios e frios; de doces, balas, bombons e semelhantes; de carnes; de bebidas; de hortifrutigranjeiros; de mercadorias em lojas de conveniência; e de produtos alimentícios em geral ou especializado. Ainda são citados restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, sem entretenimento; e serviços de catering, bufê e outros de comida preparada. Além destas, há diversas outras atividades comerciais e do setor produtivo inclusas na chamada na onda verde.

Estabelecimentos funcionam em horário reduzido

Como preveem as novas regras do Minas Consciente, para reabertura dos shoppings e galerias, o horário de funcionamento destes centros comerciais deverá ser reduzido, das 12h às 20h. O programa determina que ocorra o controle do fluxo de entrada, seguindo o cálculo de uma pessoa para cada dois metros quadrados na área livre do shopping (o cálculo exclui as áreas livres de lojas abertas e quiosques). Ao atingir a quantidade máxima do estabelecimento, só poderão entrar o mesmo número de pessoas que saírem. Além disso, as medidas estabelecem limitação de vagas nos estacionamentos, seguindo a proporção de um terço de sua capacidade.

Em nota conjunta, emitida no último sábado, o Alameda, o Independência Shopping e o Shopping Jardim Norte informaram que estavam se organizando para retomar as atividades das lojas que se enquadram na onda verde a partir dessa segunda. Nesse processo de reabertura, como diz o texto, diversas medidas estão sendo providenciadas para cumprir o objetivo com segurança a todas as pessoas, inclusive, mesmo no período em que as locais ficaram fechados, a rotina de limpeza e higienização dos espaços comuns foi mantida.

Nas entradas dos estacionamentos, como no Independência Shopping, o ticket terá emissão automática, de forma que o cliente não precise acionar botões para acessar o local. Ainda no estacionamento, haverá limitação de vagas a serem ocupadas e recomendações aos motoristas de distanciamento entre veículos.

Restrições

Quanto ao uso de máscara, os shoppings reiteraram que o mesmo será obrigatório em todas as dependências, inclusive dentro das lojas. Nas entradas, haverá controle no número de pessoas para evitar aglomerações, aferição de temperatura com termômetros sem contato com o corpo e obrigatoriedade da aplicação de álcool em gel nas mãos para acesso às dependências.

O conteúdo continua após o anúncio

Dispensers de álcool em gel serão distribuídos em diversos pontos dos shoppings, incluindo totens nas entradas, além dos corredores e lojas, também como obriga o programa do Governo de Minas. Orientações e recomendações de prevenção serão disponibilizadas ao público em locais estratégicos e de fácil visualização. Os fraldários serão temporariamente fechados, e o empréstimo de carrinhos de bebês e de cadeiras de rodas não estará disponível.

Com a finalidade de evitar aglomerações, os shoppings reiteraram que haverá indicativos nas lojas, com limitação de pessoas por metro quadrado. Nas praças de alimentação, o número de assentos será reduzido para ampliar o espaçamento entre mesas e cadeiras. Nos corredores, haverá demarcação no piso para que seja preservada a distância segura entre as pessoas.

Sobre os elevadores, os mesmos vão operar com lotação máxima de três pessoas no Independência Shopping e no Jardim Norte e de uma pessoa no Alameda. Nas escadas rolantes, a recomendação é de que haja uma distância de três degraus entre os clientes.

Outros shoppings

O Santa Cruz Shopping, localizado na região central de Juiz de Fora, realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira com todos os lojistas que atuam nos estabelecimento e que se enquadram na onda verde, a fim de definir como será a retomada. Por meio de sua assessoria, o Santa Cruz informou que irá reabrir para essas lojas nesta quarta-feira (10), de 12h às 20h. A entrada no espaço será feita pelas portas da Rua São Sebastião e da Rua Benjamin Constant.

Já o Mister Shopping, que havia informado que voltaria a funcionar nesta terça, divulgou nota, no início da noite, avisando que optou por não reabrir neste momento. “Pensando na segurança e saúde de nossos lojistas, colaboradores e público em geral, o Mister Shopping, em conjunto com seus lojistas da chamada “onda verde”, optou por não reabrir neste momento. Avaliaremos a reabertura para as próximas semanas, com toda cautela que a pandemia pede. Iremos operar com apenas uma portaria em funcionamento, com entrada permitida exclusivamente a pacientes das clínicas médicas e odontológicas, que agora funcionam em horário especial.” Seu estacionamento está operando com um terço da capacidade. “Ainda há três lojas de nosso mix que estão com as portas abertas”, com entrada independente às portarias do Mister Shopping.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.