Festival Primeiro Plano abre inscrições para oficinas

Atividades são gratuitas, com vagas limitadas, e acontecem durante a semana do festival


Por Tribuna

29/10/2018 às 19h56

Um dos eventos mais tradicionais ligados ao cinema em Juiz de Fora, o Festival Primeiro Plano tem início na próxima segunda-feira (5) com a exibição de 50 curtas metragens, mas a programação vai além das produções cinematográficas. A organização do evento já abriu inscrições para as três oficinas que acontecem durante o festival, com o detalhe de que todas são gratuitas e com vagas limitadas, bastando garantir sua vaga no site primeiroplano.art.br.

Uma delas, a ser realizada na Funalfa, é “Edição de Som – Caminhadas sonoras no cinema”, ministrada pelo técnico, editor, mixador e compositor de trilhas sonoras Thiago Sobral, que dentre vários prêmios recebeu o de Melhor Edição de Imagem e Som no 15º Recine, em 2015. Com 18 vagas, a oficina terá como objetivo explorar a utilização de paisagens sonoras no cinema contemporâneo.

PUBLICIDADE

Outra oficina, desta vez no Teatro Paschoal Carlos Magno, é “Documentário: Amor pelo personagem”. Com 20 vagas disponíveis, ela fica sob responsabilidade de Rodrigo Carneiro, historiador pela Universidade Federal de Ouro Preto e diretor dos curtas “Marília”, “Microsieverts” e “Copyleft”. Na ocasião, Rodrigo vai falar a respeito de suas experiências como editor e documentarista.

A terceira e última oficina, “Correção de cor”, trata do processo de definição da estética de uma produção cinematográfica, além de explicar questões como teoria de cor e percepção, além de uma parte prática. Com 12 vagas, ela será realizada no Laboratório da Faculdade de Comunicação da UFJF por Glauco Guigon, responsável desde 2013 pela responsável pela Yellow Bunker, empresa responsável por finalizar filmes e programas de TV.

Tópicos: cinema

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.