Bloco Loucomotiva desfila criatividade pelas ruas do Centro

Os cerca de 300 integrantes, entre usuários e profissionais da área de saúde mental, animaram a tarde desta segunda


Por Tribuna

25/02/2019 às 17h28

No samba-enredo, a “Loucomotiva anda pra frente e não anda pra trás, manicômio nunca mais” (Foto: Fernando Priamo)

O Bloco Loucomotiva desfilou pelo centro de Juiz de Fora na tarde desta segunda-feira (25) com cerca de 300 integrantes, entre profissionais da área de saúde mental e usuários do Serviço de Saúde Mental da cidade, que incluem o Caps, Centro de Convivência e Rede Suplementar. Em seu segundo ano, o bloco desfilou do Parque Halfeld até o Cine-Theatro Central com o tema “Democracia e direitos”, inspirado em personalidades como Van Gogh, Frida Kahlo, Profeta Gentileza e Nise da Silveira.

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência Recriar, Sara Ribeiro Carvalho, o tema deste ano foi escolhido por conta da luta dos usuários de saúde mental da cidade para garantir os direitos alcançados na reforma psiquiátrica, como direito ao tratamento em liberdade, autonomia, cidadania e ser ativos na reabilitação psicossocial. Ainda de acordo com Sara, a temática da superação e criatividade estavam presentes nas fantasias, camisetas e nos sambas e marchinhas produzidos pelos próprios usuários, que também apresentaram produções artísticas realizadas por eles nos dispositivos de tratamento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Juiz de Fora. Veja na galeria abaixo imagens colhidas pelo fotógrafo Fernando Priamo no desfile.

PUBLICIDADE
louco01-fernandopriamolouco02-fernandopriamolouco03-fernandopriamolouco04-fernandopriamolouco05-fernandopriamolouco06-fernandopriamolouco07-fernandopriamolouco09-fernandopriamo
<
>

 

Tópicos: carnaval 2019

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.