Vacinação de pessoas com 75 anos ou mais começa com fila extensa na UFJF

Embora o comparecimento tenha sido grande nas primeiras horas, a vacinação ocorre com tranquilidade e rapidez no Campus; movimentação no Sport é mais tranquila


Por Renan Ribeiro

27/03/2021 às 11h59- Atualizada 27/03/2021 às 14h09

Registro da fila na UFJF, no início da manhã deste sábado (Foto: Fernando Priamo)

A vacinação de idosos com 75 anos ou mais no drive thru da UFJF começou com fila extensa. Por volta das 9h25, pouco depois do início da atividade no local, a fila começava no Pórtico Sul da Universidade, na altura do Bairro Dom Bosco, em direção ao ponto de vacinação montado na Faculdade de Educação. Os carros enfileirados ocupavam a faixa que seguia em direção à Faculdade de Farmácia e a fila seguia após a rotatória em direção ao Instituto de Ciências Humanas. Por volta das 9h53, a fila já contornava todo o anel viário da UFJF.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde municipal, no drive thru da Universidade, por volta das 10h, a equipe conseguia vacinar cerca de 50 pessoas em 15 minutos, embora a fila fosse longa e já se estendesse para outros pontos, como em direção à Faculdade de Engenharia.

PUBLICIDADE
Vacinação na UFJF durante a manhã deste sábado (Foto: Fernando Priamo)

Estela Maria Lírio Reis recebeu o imunizante por volta das 9h50. Pressionando com carinho o algodão no braço em que recebeu a vacina, ela relatou a emoção de, finalmente, ser imunizada . “É a esperança de estar começando a ficar mais segura”, definiu.

Também na fila, onde recebeu a dose da Coronavac, Edila Coutinho, de 75 anos espera que a vacina seja um passo importante pela segurança para reencontrar o filho, que mora fora do país. “Eu fiquei mais tranquila, porque em 2020 eu chorei o ano inteirinho. Meu filho está na Finlândia esperando vacinar para poder voltar. Eu estou muito, muito, muito feliz”.

O grande movimento na Universidade confirma a previsão da equipe de imunização, que fez adequações para atender a demanda. “Como sabemos que essa faixa etária tem um público grande em Juiz de Fora, ampliamos a estrutura, que tem capacidade de atender até 26 veículos ao mesmo tempo com três tendas. Temos um efetivo com 70 profissionais para atender a todos”, disse o coordenador do Curso de Enfermagem, Thiago Nascimento.

O profissional ainda reforça que embora a fila seja grande, há celeridade no processo. “Esse movimento comprova que as pessoas estão comparecendo em massa. Na primeira hora de vacinação, atendemos cerca de 300 pessoas. Estamos preparados para atender o público com tranquilidade. Sabemos que a fila é característica do drive thru. Pedimos que os familiares tragam água para os idosos e a nossa estrutura de banheiros também está funcionando para dar conforto a essa população.”

Vacinação no Sport

Processo de imunização no Sport envolveu menos idosos de 75 anos ou mais do que na UFJF durante a manhã deste sábado (Foto: Fernando Priamo)

No Sport Club Juiz de Fora, onde foi montado outro ponto de vacinação, o movimento era tranquilo, por volta das 10h17. Não havia fila e os procedimentos ocorriam de maneira rápida. Pedro Carlos Roberto Silva, de 78 anos, que tinha acabado de receber o imunizante, relatava a alegria de ter, finalmente, chegado o momento, depois de ficar um ano em casa.

Pedro estava com pressa de informar ao neto que tinha recebido a vacina. “A fila estava muito grande, meu neto me pegou e fomos de casa rodar para ver se tinha algum outro lugar. Voltei para cá para tomar. Ele nem sabe que tomei, vou falar com ele.”

Também no Sport, Elídio do Carmo Ribeiro recebeu a vacina. “É boa a sensação. Foi muito bom, porque a gente fica mais tranquilo. Fiz lockdown o ano inteiro. A vacinação foi rápida.”

Movimento tranquilo

A secretária de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, Ana Pimentel, reiterou que o ponto de vacinação do Sport Club foi aberto para contemplar idosos que queiram ir a pé ou de ônibus. “Vacinamos um fluxo bastante intenso pela manhã. A fila foi muito rápida, os idosos ficaram pouquíssimo tempo. A gente contemplou uma região importante da cidade. Caso algum idoso tiver algum problema de locomoção e quiser vir de carro, também conseguimos vacinar aqui.” Ela reforçou, ainda, que há a expectativa de conseguir atingir um grande número de idosos no primeiro dia de aplicação do imunizante para a faixa etária.

Agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) acompanharam o tráfego no Sport, orientando os condutores. Eles também fiscalizaram os pontos de ônibus para que não ocorressem infrações ou estacionamento em calçadas. O estacionamento do Sport Club, pela Avenida Brasil, foi liberado para embarque e desembarque de passageiros.

Coordenada pela secretária de Governo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) criou uma rede de suporte logístico para apoiar a Secretaria de Saúde (SS) no processo de vacinação contra a Covid-19. O grupo é formado por integrantes da Secretaria de Segurança e Cidadania (Sesuc), incluindo a Guarda Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Secretaria de Comunicação Pública (Secom) e Defesa Civil.

O conteúdo continua após o anúncio

Vacinação em 24 postos nesta segunda

Com o objetivo de imunizar todos os idosos com mais de 65 anos até o fim de abril, serão ampliados os pontos de vacinação nas próximas semanas. A partir desta segunda-feira (29), os idosos com 75 anos ou mais poderão se dirigir a uma das 23 Unidades Básicas de Saúde destacadas pela Secretaria, além do Departamento de Saúde do Idoso.

Na terça-feira (30) começará a aplicação do imunizante em pessoas com 74 anos ou mais. “Assim, ao longo do mês de abril, até o dia 23, vamos ter vacinado todos os idosos acima dos 65 anos na cidade. A gente disponibilizou esse cronograma nas redes sociais e no site da Prefeitura. Quem tiver dúvida, procure lá no site para ver exatamente o dia da sua faixa etária”, explica a secretária Ana Pimentel. Ao final desta fase, ainda de acordo com ela, conforme chegarem mais doses, haverá a diminuição da faixa etária que receberá a vacina.

O horário de funcionamento das UBSs será das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, exceto às quintas-feiras, quando o horário à tarde será das 13h às 14h, por conta das demandas internas das unidades. Os públicos imunizados também poderão utilizar o Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 16h.

Confira os endereços das 23 UBSs e do Departamento de Saúde do Idoso:

Barreira do Triunfo – Rua Antônio Pereira da Silva s/n,
Benfica – Rua Guararapes, 106;
Centro Sul – Av Rio Branco, 3.132;
Nova Era – Rua Guimarães Júnior, 850
Jóquei II – Rua Antônio Guimarães Peralva, 130;
Milho Branco – Rua Nicolau Schuery s/n;
Bairro Industrial – Rua Ibrahim Bitar, s/nº
Nossa Senhora Aparecida – Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
Linhares – Rua Ministro Odilon Braga s/n;
Marumbi – Rua Barão do Retiro 1.462;
Grama – Praça Áureo Carneiro s/n;
Nossa Senhora das Graças – Rua Queluz, 72;
São Pedro – Rua João Lourenço Kelmer, 1.433;
Borboleta – Rua Tem. Paulo Maria Delage, 297;
Santa Luzia – Rua Torreões, s/nº;
Vale Verde – Rua Marciano Pinto, 685
Santa Cecília – Rua Gabriel Rodrigues, 900;
Vila Ideal – Av. Francisco Valadares, 1.910;
Santo Antônio – Rua Alexandre da Ressurreição, s/nº
Nossa Senhora de Lourdes – Rua Dr. José Rafael Souza Antunes, 409;
São Sebastião – Rua Jorge Raimundo, 209;
Progresso – Rua Jorge Knopp, 119;
Santa Cruz – Rua Doutor Antonio Mourão Guimarães, 245;
Departamento de Saúde do Idoso, R. Batista de Oliveira, 943.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.