Matinê da vacinação reúne crianças e adultos para imunização contra a Covid-19

Pais e responsáveis devem ficar atentos aos intervalos de vacinação entre primeira e segunda dose


Por Marcos Araújo

26/02/2022 às 14h48- Atualizada 26/02/2022 às 15h05

Mulher-Maravilha, Branca de Neve, pirata e Homem-Aranha. Não, não era uma convenção de personagens em pleno Carnaval. Era a matinê da vacinação contra a Covid-19 realizada, neste sábado (26), no Sport Club, pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O objetivo foi imunizar todos os públicos com a vacina contra a Covid-19.

Thaís Aparecida Salino Silva aproveitou o sábado para levar a pequena Ana Luísa, de 6 anos, para ser vacinada (Foto: Barbara Landim)

A mamãe Thaís Aparecida Salino Silva, moradora do Jardim Natal, Zona Norte, aproveitou a ocasião para levar a pequena Ana Luísa, de 6 anos, para ser vacinada. “Acho muito importante a vacinação para deixar a criança imunizada, principalmente, para ter o retorno com segurança à escola, porque as aulas já começaram”, ressaltou.

PUBLICIDADE

Ana Luísa, na hora de receber a dose, ficou uma pouco nervosa e até chorou, mas depois que a aplicação acabou, ela foi logo aproveitar os brinquedos. Tinha pula pula, tobogã inflável, cama elástica, piscina de bolinhas, balão e outras brincadeiras. “Vou deixar a Ana Luísa aproveitar os brinquedos e depois faz a higienização com álcool e banho”, afirmou a Thaís.

A Poliana Honório, do Bairro Santa Cecília, Zona Sul, acompanhava a filhinha Isabela, de 8 anos. “Ela veio para tomar a segunda dose. Aproveitei que o sábado é um dia mais tranquilo para trazer. E agora vai brincar, e essa ideia é ótima porque serve de atrativo para as crianças”, avaliou a mamãe.

Como a campanha era destinada ao público de todas as idades, a Cibele Juliana Marçal, do Bairro Jardim Natal, compareceu para tomar sua terceira dose, na companhia da filha Isadora, de 3 anos. “Eu estou aqui para tomar a vacina de reforço e, como sabia que teria brincadeiras, aproveitei para trazer minha filha para que ela pudesse se divertir”, contou.

Isadora, de 3 anos, aproveitou os brinquedos enquanto a mãe, Cibele Juliana Marçal, tomava a terceira dose (Foto: Barbara Landim)

Orientações

A Secretaria de Saúde informou que as crianças que se vacinaram contra o coronavírus, neste sábado, não podiam ter recebido outra vacina 15 dias antes e não deverão receber outro imunizante nos 15 dias posteriores ao recebimento da primeira dose da vacina Pfizer infantil.

Além disso, a recomendação dos órgãos competentes é de que a criança fique de cinco a 20 minutos no local após a vacinação, para ser observado casos de possíveis reações.

O intervalo entre primeira e segunda aplicação da Covid-19 em crianças, inicialmente, será de oito semanas, com a Pfizer e de 28 dias com a Coronovac.

A Saúde reforça o pedido para os pais/responsáveis sempre levarem impresso a ficha de vacinação, que está disponível no site da PJF.

Recomendações para adultos

A pasta também reforçou a importância do recebimento da dose de reforço e pediu para que todos aqueles que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.

O conteúdo continua após o anúncio

As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua.

A segunda dose da Janssen é destinada a todos aqueles que tomaram a primeira dose desse imunizante em 23 de outubro ou antes. O intervalo entre primeira e segunda aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias.

O intervalo da segunda dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses.

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.