Número de casos de Covid-19 cresceu 166% na última semana

Entre 14 e 20 de junho, JF registrou novas 386 vítimas do coronavírus, contra 145 no período anterior; análise é de pesquisadores da UFJF


Por Gabriel Ferreira Borges

25/06/2020 às 17h03

O número de casos confirmados de Covid-19 cresceu 166% no período de 14 a 20 de junho em Juiz de Fora. O maior percentual de crescimento desde o início da pandemia foi apontado nesta quarta-feira (24), em nota técnica publicada pela plataforma “JF Salvando Todos”, desenvolvida por pesquisadores de estatística e saúde coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Também entre os dias 14 e 20, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou 386 novas vítimas do coronavírus. Na semana anterior – de 7 a 13 de junho -, foram 145 novos diagnósticos.

Em contrapartida, os pesquisadores apontam queda da taxa de letalidade da Covid-19 em Juiz de Fora desde 4 de junho. À época, o índice era de 5,43%. Atualmente, está em 3,66%. Entretanto, o número de vítimas fatais também é considerado preocupante pelo grupo, uma vez que foram sete óbitos registrados entre os dias 14 e 20 de junho. A taxa de letalidade de Juiz de Fora é superior à da Zona da Mata, cujo índice é de 3,28%.

PUBLICIDADE

Em relação ao perfil epidemiológico das vítimas de Covid-19, o JF Salvando Todos concluiu que a maior concentração dos casos confirmados está em pessoas com idade entre 20 e 49 anos. Por outro lado, a maioria das vítimas fatais tinha mais de 60 anos, dado que vem se mantendo. Quanto ao sexo, 52% dos pacientes com casos confirmados são mulheres, e apenas 18,6% das vítimas têm algum tipo de comorbidade.

Dentre as 12 mesorregiões do Estado de Minas Gerais, a Região Metropolitana é apontada pela nota técnica como a maior responsável pelo número de casos e óbitos em Minas em números absolutos, com 33% e 27%, respectivamente, do total somado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) desde o dia 10 de junho. No entanto, em cálculos proporcionais por milhões de habitantes, a Região do Vale do Rio Doce é a líder. Nos últimos 15 dias, foram 2.052 novos casos confirmados por milhão de habitante.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.