Prefeitura de Juiz de Fora publica novas regras para a faixa vermelha
Com alterações, ficam autorizados o consumo de bebidas alcoólicas em restaurantes e o funcionamento de cursos livres com horário agendado por aluno
Cursos livres, indústria, restaurantes e praças de alimentação terão novas regras de funcionamento após a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizar ajustes na faixa vermelha do programa municipal de enfrentamento à Covid-19, Juiz de Fora pela Vida. As informações foram divulgadas à imprensa neste sábado (24).
De acordo com a PJF, os ajustes ocorreram mediante o diálogo com representantes dos setores. Foram revogadas as Notas Técnicas 1 e 2 publicadas no último fim de semana, quando a cidade saiu da onda roxa do programa estadual Minas Consciente e retornou para o cumprimento dos protocolos municipais, e foram publicadas as Notas Técnicas 3 e 4, que contêm as orientações para o funcionamento dos setores a partir de agora.
Com as mudanças, os cursos livres estão autorizados a funcionar de forma exclusiva para estudantes com 18 anos ou mais. Para isso, é exigido manter apenas um aluno por aula, que deverá ter horário agendado. Também está permitida a retomada das atividades práticas de estágio curricular obrigatório e internato dos cursos de nível técnico e superior nas áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.
Ainda segundo as informações da PJF, o setor da educação segue o que foi estabelecido até o momento, devendo aguardar os resultados do Grupo de Trabalho (GT) sobre os encaminhamentos futuros que serão dados.
Indústria
O setor industrial terá horários de funcionamento diferenciados, conforme a atividade exercida. O expediente das indústrias de confecção deverá ser das 7h às 17h. Para a panificação, a abertura será às 6h, e o fechamento, à meia noite. Já a indústria moveleira está autorizada a trabalhar das 6h às 16h. Os demais segmentos terão horário livre.
Consumo de bebida alcóolica
Os novos ajustes também trazem mudanças para restaurantes e praças de alimentação no que se refere à venda de bebidas alcóolicas. O consumo nestes espaços está liberado no horário de meio-dia às 16h, todos os dias.
A PJF ressalta que segue proibida a prática em outras circunstâncias. “A nota técnica 3 reforça, ainda, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e privados abertos e de circulação pública, durante a faixa vermelha.”
O coordenador do Fórum em Defesa pela Vida, Ignacio Delgado, informou que os ajustes foram avaliados pela coordenação do órgão e pelo Gabinete de Crise, e têm a proposta de “mitigar os impactos das medidas restritivas nas atividades mais atingidas, preservando, contudo, condições seguras para o enfrentamento da pandemia, de modo a avançar progressiva e responsavelmente na retomada de tais atividades.”
Tópicos: coronavírus