Idosos de 90 anos ou mais podem receber segunda dose a partir de sábado

No sábado e domingo, vacinação acontecerá somente no Departamento de Saúde do Idosos. Drive-thru na UFJF será disponibilizado na segunda e na terça-feira


Por Tribuna

24/02/2021 às 16h45- Atualizada 24/02/2021 às 17h36

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dará início, no próximo fim de semana, à aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em idosos de 90 anos ou mais que já receberam a primeira dose. No sábado (27) e no domingo (28), a vacinação acontecerá somente no Departamento de Saúde do Idosos (DSI), em razão da realização das provas do módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desta forma, o drive-thru na UFJF será disponibilizado na segunda e na terça-feira, dias 1º e 2 de março, entre 9h e 16h. Além desses locais, as doses poderão ser recebidas, ao longo da próxima semana, em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do DSI.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann, destaca que nesses quatro dias (27 e 28 de fevereiro, no DSI, e 1º e 2 de março, no drive-trhu da UFJF) serão aplicadas somente as segundas doses dos imunizantes dos idosos de 90 anos ou mais já vacinados.

PUBLICIDADE

Cecília explica que os idosos e seus familiares devem verificar o cartão de vacinação entregue no dia da primeira aplicação, para saber qual é o dia previsto para o início do recebimento da segunda dose. “O recebimento da segunda dose não pode acontecer antes do prazo indicado no cartão, entretanto, a partir do recebimento da primeira dose, o idoso tem até um mês para comparecer a um posto de vacinação para se imunizar novamente, ou seja, não é preciso ter pressa”, ressalta.

Para receber a segunda dose, o idoso deve levar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. Cecília Kosmann orienta que os idosos evitem ir aos postos de vacinação em horários de grande fluxo, como no início da manhã, e que optem por se imunizar nas UBSs, que são descentralizadas, evitando filas.

Outros públicos

Conforme a Prefeitura, o período para o início do recebimento da segunda dose em profissionais da saúde da ativa de 60 anos ou mais será divulgado em breve. A vacinação dos demais públicos que estão sendo imunizados segue da mesma forma. Para a aplicação da primeira dose em idosos de 88 anos ou mais, a população deve se dirigir às sete UBSs indicadas e ao DSI.

Os trabalhadores da saúde continuam a ser imunizados em seus locais de trabalho pelas equipes de imunização da PJF. Já os idosos acamados estão sendo vacinados em suas residências pelas equipes das UBSs nas áreas cobertas, e pela equipe da Vigilância em Saúde nas áreas centrais e descobertas do município. Essa vacinação nas residências é mais lenta devido ao deslocamento das equipes.

Locais de vacinação para a 2ª dose de idosos com mais de 90 anos:

Dias 27 e 28 de fevereiro, das 9h às 16h: Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira, 943

Dias 1º e 2 de março, das 9h às 16h: Drive-thru na UFJF e Departamento de Saúde do Idoso

A partir do dia 1º de março, em sete UBSs (ver abaixo) e no DSI, das 9h às 16h:

O conteúdo continua após o anúncio

*Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira 943;
*UBS Benfica: Rua Guararapes 106;
*UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
*UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775;
*UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910;
*UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
*UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433;
*UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Tópicos: vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.