JF deve receber 2.360 doses da vacina da Pfizer na próxima segunda-feira
Secretaria de Saúde informou que doses poderão ser aplicadas em todos os grupos, exceto grávidas e puérperas
O município de Juiz de Fora deve receber, na próxima segunda-feira (24), 2.360 doses da vacina produzida pela Pfizer, além de novas remessas de Coronavac e da AstraZeneca/Oxford, segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O quantitativo dos dois últimos imunizantes, no entanto, ainda não foi divulgado pelos governos estadual e municipal. Nesta quinta, a Prefeitura confirmou que receberá as vacina da Pfizer, mas não havia divulgado, até então, o número de doses a serem recebidas.
De acordo com a pasta municipal, as doses da Pfizer serão usadas para dar sequência à campanha de imunização nos grupos prioritários, com exceção das grávidas e puérperas, que estão recebendo doses da Coronavac, por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Conforme a Secretaria de Saúde, todos os demais grupos podem ser vacinados com qualquer um dos três imunizantes.
Esta é a primeira vez que Juiz de Fora irá receber doses do imunizante produzido pela Pfizer. Até então, a vacina era distribuída apenas à capital Belo Horizonte, devido às condições específicas de armazenamento indicadas pelo fabricante. Além da cidade, outros 46 municípios mineiros, com mais de 79 mil habitantes, também receberão a vacina.
Armazenamento será feito pela própria PJF
Nesta quinta, quando confirmou que a cidade receberia doses da Pfizer, a Secretaria de Saúde informou, em nota, que está preparada tanto para o armazenamento quanto para a aplicação destas doses que serão recebidas na segunda. A secretaria ainda garantiu que “tem a infraestrutura necessária para receber e aplicar estas vacinas. Contamos com câmaras frias para o armazenamento e todo o aparato necessário para dar sequência à vacinação”, afirma, em nota.
A pasta municipal também ressaltou que o Governo de Minas enviou recomendações técnicas, nas quais consta que “os imunizantes serão enviados já diluídos aos municípios e, neste caso, Juiz de Fora conta com câmaras frias capazes de fazer o armazenamento correto destes imunizantes, incluindo os frascos contendo as doses da Pfizer.”
Além disso, no começo do mês, a Tribuna mostrou que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se disponibilizou a firmar uma parceria com o Município para armazenar os imunizantes da Pfizer. Naquela ocasião, a UFJF assegurou que, caso os entes públicos manifestem interesse na utilização dos equipamentos utilizados nos laboratórios universitários, “certamente trabalharemos para contribuir dentro do acordo de cooperação entre as instituições parceiras”. A Universidade ainda revelou ter oito freezers compatíveis com as necessidades do imunizante.
Condições de conservação
Os imunizantes da Pfizer possuem condições complexas de armazenamento, de modo a exigir maior infraestrutura para o acondicionamento. De acordo com a Anvisa, os frascos da vacina podem ser guardados em temperaturas entre -25ºC e -15ºC pelo período de até duas semanas. Após esse prazo, o imunizante precisa ser mantido entre -90ºC e -60ºC. Após retirados do congelador, os recipientes podem ser armazenados por até cinco dias nas temperaturas entre 2ºC e 8ºC. O tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6 horas.
Tópicos: vacina