Crianças acolhidas escrevem cartas para idosos sobre necessidade de isolamento

Cartinhas foram lidas nesta sexta para os membros de grupo de risco no Parque Halfeld


Por Iuri Fontana, estagiário sob supervisão da editora Juliana Netto

21/03/2020 às 07h00

Material, composto por desenhos e mensagens de afeto, foi lido e entregue pela equipe de abordagem social da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura (Foto: SDS/Divulgação)

“Estou muito triste, sabendo que vocês estão pelas ruas da cidade. Eu estou preocupada e com medo de vocês adoecerem.” Assim começa uma das 60 cartinhas escritas por crianças e adolescentes acolhidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura e endereçada aos idosos que ainda circulam pela cidade em meio à epidemia de coronavírus. A ação aconteceu nesta sexta-feira (20), no Parque Halfeld, com objetivo de conscientizar os idosos que se encontravam no local sobre a necessidade do isolamento social, principalmente para componentes dos grupos de risco, como é o caso.

Foto: SDS/Divulgação

O material, composto por desenhos e mensagens de afeto, foi lido e entregue pela equipe de abordagem social da Secretaria, que recebeu um treinamento especial para lidar com o grupo, como explica a Secretária de Desenvolvimento Social Tammy Claret. “A ideia foi da nossa equipe de proteção especial junto com as nossas casas de acolhimento. Foi muito bacana, porque eles produziram cartinhas e elas foram utilizadas pela nossa equipe de abordagem social, mas que foi qualificada para abordar o idoso que não é de rua.”

PUBLICIDADE

Ainda conforme a chefe da pasta, o momento atual é de grande dificuldade fazendo-se necessárias ações de conscientização destinadas aos mais vulneráveis. “As pessoas ainda não tomaram a consciência da gravidade. A gente sabe que o idoso gosta de encontrar o amigo, jogar mas o único jeito de não ter uma situação pior é deixar a rua para quem precisa. Precisamos de leveza e calma em um momento tão conturbado.”

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.