Comitê mantém veto a consumo de bebidas alcoólicas em bares de JF

Autosserviço continua proibido. Colegiado também manteve suspenso o funcionamento de cursos livres


Por Carolina Leonel

17/12/2020 às 21h20- Atualizada 17/12/2020 às 21h31

Vetos foram mantidos devido ao cenário epidemiológico da Covid-19 no município (Foto: Prefeitura de JF/Divulgação)

Em reunião realizada na noite desta quinta-feira (17), o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 analisou e negou as solicitações do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Juiz de Fora. A entidade havia requerido que o colegiado reavaliasse as proibições de consumo interno de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes e de autosserviço, além de analisar a possibilidade de extensão do horário de funcionamento destes estabelecimentos até as 23h. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os vetos foram mantidos devido ao cenário epidemiológico da Covid-19 no município, que segue piorando a cada dia. Dessa forma, continua proibido o consumo de bebidas alcoólicas em bares e similares e o autosserviço. O horário de funcionamento destes locais continua de 10h às 22h, todos os dias da semana.

Na semana passada, quando o comitê também decidiu manter a proibição do consumo interno de bebidas alcoólicas e do autosserviço, a justificativa foi que, para o consumo de bebidas, que geralmente é feito por um longo período, a pessoa deve tirar a máscara, ficando exposta à contaminação pelo coronavírus. O consumo de bebidas alcoólicas nestes estabelecimentos, conforme avalia o Poder Público, também leva a um relaxamento das medidas de prevenção.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: JF tem mais cinco mortes por Covid-19 e bate recorde de hospitalização

Outra pauta discutida no encontro desta quinta, solicitada pelo vereador Carlos Alberto de Mello (Sargento Mello Casal – PTB), foi a reavaliação de deliberação sobre atividades extracurriculares e cursos livres, cujo funcionamento está proibido deste o fim de novembro. A liberação destas atividades também foi negada pelo colegiado, motivada também pela piora do cenário epidemiológico da cidade.

Governo proíbe reuniões sem distanciamento

O Governo de Minas decidiu proibir eventos e reuniões, de caráter público ou privado, em locais fechados ou abertos, com ocupação de mais de uma pessoa a cada quatro metros quadrados. Essa determinação é da Deliberação 111, de 15 de dezembro, do Comitê Extraordinário Covid-19 estadual.

A medida impossibilita a realização de qualquer evento sem que haja distanciamento de, no mínimo, um metro de distância entre as pessoas em todas as direções. O objetivo é evitar aglomeração e observar as regras sanitárias e epidemiológicas de enfrentamento da pandemia.

Estão incluídas nessa proibição excursões e cursos presenciais. Os eventos e reuniões, que podem ser de qualquer natureza, deverão se adequar às novas exigências a partir de quarta-feira em todo o estado.

Em Juiz de Fora, a realizações de evento segue proibida desde a publicação da Resolução 004, de 8 de dezembro.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.