Juiz de Fora registra mais de cem casos da Covid-19

Dados municipais apontam ainda 1.434 casos suspeitos de coronavírus na cidade


Por Carolina Leonel

17/04/2020 às 18h24- Atualizada 18/04/2020 às 20h07

O número de casos confirmados de coronavírus (Covid-19) no município chegou a 104 nesta sexta-feira (17), segundo a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Na quinta-feira, a PJF contabilizava 99 casos confirmados da doença, ou seja, em um dia foram confirmados cinco novos casos. Além disso, 45 novas suspeitas da doença foram registradas entre quinta e sexta. Com isso, a cidade registra, até então, 1.434 casos suspeitos de coronavírus. Ainda conforme dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde municipal, não houve alteração com relação ao número de suspeitas de morte pela Covid-19 em investigação: são duas suspeitas de óbitos pela doença na cidade, mesmo número do levantamento de quinta. Além disso, até o momento, a cidade contabiliza dois óbitos registrados em razão da Covid-19, sendo dois idosos de 70 e 71 anos.

Os números contrastam, no entanto, com o levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na manhã desta sexta. Conforme a pasta estadual, Juiz de Fora tem 82 confirmações da doença. Contudo, mesmo com o atraso na notificações estaduais, o município é o segundo do estado em número de casos diagnosticados da doença. A capital Belo Horizonte registra o maior número de confirmações da doença: 398. Conforme a SES, Juiz de Fora tem 588 casos suspeitos e 43 descartados. O Estado também computa as duas mortes registradas pelo Município.

PUBLICIDADE

Hospitais privados

Alguns hospitais da rede particular de saúde têm divulgado boletins diários sobre os casos monitorados por estas unidades da Covid-19. Os documentos são publicados à parte do boletim da Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, conforme alegam, as unidades têm repassado diariamente as notificações da doença à Vigilância Epidemiológica.

Nesta sexta, o Hospital Monte Sinai informou que entre quinta e sexta nenhum paciente foi internado na unidade. No entanto, foram coletadas três novas amostras de pacientes avaliados como casos suspeitos da doença no pronto-atendimento do hospital.

Até então, no Monte Sinai havia sete pacientes internados na ‘Unidade Covid’. Destes, seis estavam em cuidados clínicos e um em cuidados intensivos. Dos sete pacientes, dois já receberam resultado positivo para Covid-19. Ainda conforme o hospital, desde 27 de fevereiro, a unidade atendeu 421 pacientes considerados suspeitos para a doença, todos foram devidamente notificados à Vigilância Epidemiológica. O hospital ainda registrou um óbito, com resultado posteriormente confirmado para Covid-19.

O boletim do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) informou que, até esta sexta-feira, foram registradas 15 notificações de casos suspeitos da Covid-19. Deste total, oito foram testados, conforme orientação da Vigilância Epidemiológica. Destes, sete tiveram resultado negativo; o outro caso ainda está em investigação. Nesta sexta, não havia pacientes internados na área isolada do hospital para a Covid-19. Além disso, segundo o HMTJ, nove pacientes receberam orientação para isolamento domiciliar. Destes, apenas dois continuam nesta condição, os demais receberam alta por condições clínicas ou tempo de quarentena.

O boletim da Santa Casa atualizado nesta sexta apontou que havia sete pacientes internados na unidade. Deste total, um está em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve resultado positivo para a Covid-19. Os demais estão em leitos de isolamento e aguardam resultado de exames.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.