UPA Santa Luzia suspende testagem em parceria com Governo temporariamente
Unidade foi surpreendida com alta demanda reprimida para testes Covid-19 e reavaliará atendimento
Após iniciar, na segunda-feira (14), o serviço de testagem para voluntários sintomáticos por meio de mais um estudo clínico relacionado à Covid-19 em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Luzia suspendeu temporariamente o atendimento devido à grande demanda para a realização dos testes PCR.
Em nota encaminhada à Tribuna, a unidade informou que mesmo tendo feito teste piloto para ajuste do fluxo de atendimento e dos processos complexos de coleta exigidos pela Fundação Oswaldo Cruz, responsável pelo estudo, “a UPA Santa Luzia foi surpreendida com a altíssima demanda reprimida para testes Covid-19 em Juiz de Fora e precisou, logo após o primeiro dia de abertura ao público em geral, reavaliar o atendimento.”
A unidade informou, ainda, que está renegociando a chegada dos materiais a Juiz de Fora para garantir a segurança da equipe do posto de testagem e a continuidade da coleta. Nesta terça, foi realizado apenas o atendimento a senhas remanescentes, distribuídas a voluntários na segunda. A partir desta quarta, a UPA fará agendamentos dos pacientes pelo telefone 3213-8490. O objetivo é fazer com que os pacientes cheguem um a um na unidade, em intervalos seguros que evitem aglomeração. “Isso limitará o volume de testes, mas a reavaliação foi indispensável para garantir atendimento adequado e, ao mesmo tempo, cumprir os critérios do estudo”, pontuou a nota.
Tópicos: coronavírus