Arquidiocese de JF divulga orientações para missas de fim de ano
Entre as medidas divulgadas está o limite de 20% de ocupação das igrejas e tempo máximo de 45 minutos para celebrações
Em mensagem divulgada nesta terça-feira (15), o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, comunicou sobre as orientações que devem ser seguidas pelos fiéis nas celebrações previstas para o fim de ano, com início previsto para esta quarta-feira (16). As recomendações foram divulgadas na véspera do possível retorno presencial de fiéis às igrejas, já que a Arquidiocese suspendeu, no início deste mês, as celebrações presenciais por 15 dias, devido ao aumento no número de casos e de mortes em decorrência da Covid-19.
No comunicado, o arcebispo autorizou o retorno da participação de religiosos nas 37 cidades que compõem a Arquidiocese, desde que observadas as orientações municipais. No caso de Juiz de Fora, os fiéis devem ocupar, no máximo, 20% do espaço físico das igrejas, e as celebrações se limitarão a 45 minutos.
Para o momento da distribuição da comunhão eucarística, além das medidas de proteção já conhecidas, dom Gil recomendou que os ministros levem a hóstia onde os fiéis se encontrarem na igreja, para evitar deslocamentos. Referindo-se aos padres, orientou que sejam oferecidos, sobretudo no Natal e no primeiro dia do ano novo, vários horários de missa, para que mais pessoas possam participar.
Tópicos: coronavírus