Settra reduz horários de ônibus nesta segunda-feira
Medida foi tomada considerando o Dia dos Professores e o comportamento dos usuários do transporte coletivo em anos anteriores; usuários reclamaram da demora nos pontos
Nesta segunda-feira (15) ônibus urbanos de Juiz de Fora estão realizando viagens com 83% da frota de acordo com o quadro de horários dos sábados. A alteração, anunciada pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) na quinta-feira (11), ocorreu após o Departamento de Transporte Público (DTP) realizar análises sobre a demanda de passageiros durante feriados, considerando o comportamento dos usuários do transporte coletivo nos anos anteriores. No sábado (13) os ônibus operaram com 71% da frota conforme o quadro de horários dos domingos. Nesta segunda-feira, as instituições de ensino estão sem aulas, por causa do Dia dos Professores.
O leitor Walter Fortunato Júnior disse à Tribuna que o horário alterado prejudicou sua rotina. “O ônibus passa às 11h30, só vou poder pegar outro às 12h45. Tenho que chegar ao trabalho muito mais cedo porque se eu deixar para pegar o outro, chego atrasado. Eles não podem fazer essa troca, pois hoje temos horário comercial normal, no sábado, o comércio para as 14h.” O leitor ainda questionou o dia dos professores como justificativa para a alteração. “Em julho também não tem aula, eles teriam que alterar o mês inteiro se fosse assim”.
Walter não foi o único que reclamou da medida. A advogada Leila Duarte estava no ponto de ônibus do Parque Halfeld nesta manhã, e contou que estava esperando os ônibus 222 e 220, que fazem a linha Bom Pastor há cerca de uma hora. O porteiro Rildo Torres e sua filha Helena, 14 anos, aguardaram a linha 515, que atende o Bairro Aeroporto por mais de 20 minutos. “Não demora tanto assim”, disse Helena. “A gente está notando mais movimento em todos os pontos, porque eu vim da Zona Norte, e vi que os pontos estão mais cheios e uma demora na circulação”, observa Rildo.
A Settra informou que o atendimento aos usuários das linhas 525, 535, 545 e 555 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terão atendimento normal. Assim como os veículos que circulam na Zona Rural de Juiz de Fora.
Tópicos: mobilidade / transporte