Vacinação contra a Covid-19 será retomada na terça-feira

Imunização irá ocorrer em 48 locais diferentes, no somatório de UBSs, PAM-Marechal e Departamento de Saúde do Idoso


Por Tribuna

13/11/2021 às 16h59

Após paralisar no domingo (14) e na segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República, a campanha de vacinação contra a Covid-19 será retomada na terça-feira (16) em Juiz de Fora. A imunização vai acontecer em 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no PAM-Marechal e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), sendo que este último local recebe apenas pessoas com 60 anos ou mais.

Com exceção do DSI, todos os locais de vacinação recebem as pessoas a partir de 12 anos de idade que ainda não tomaram a primeira dose de imunizante contra a Covid-19. Nas dez UBSs de referência, a vacinação acontece das 8h às 11h e das 13h às 16h; em outras 36 UBSs, ela ocorre das 8h às 11h. No PAM-Marechal, por sua vez, a aplicação das doses é feita entre 12h30 e 18h. No DSI, os idosos serão atendidos das 8h às 11h, com vacinação de segunda dose e doses de reforço.

PUBLICIDADE

AstraZeneca e Coronavac, para que tem a segunda dose agendada para o dia 16 de novembro ou data anterior, estarão disponíveis apenas nas UBSs de referência e no PAM-Marechal

Já a segunda dose de Pfizer é aplicada em quem recebeu a primeira dose do imunizante até o dia 21 de novembro, uma vez que o intervalo entre as duas doses foi reduzido para oito semanas. O imunizante está disponível em todos os 48 postos de vacinação.

Dose de reforço

A partir de terça, o intervalo entre a segunda dose ou a vacinação de dose única e a aplicação do reforço será reduzido de seis para cinco meses. As doses de reforço destinadas aos trabalhadores da Saúde de 18 anos ou mais, que receberam a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses, e aos idosos de 60 anos ou mais, que receberam a segunda aplicação há cinco meses ou mais, são aplicadas nos 48 locais de imunização.

O que levar

Para receber a dose de reforço, a PJF ressalta que é obrigatório levar os documentos indicados no site. Os trabalhadores de saúde devem apresentar, nos casos em que há vínculo ativo nos serviços de saúde, o termo de responsabilidade da instituição e do profissional e a cópia dos documentos pessoais.

Já o trabalhador autônomo deve apresentar o termo de responsabilidade autônomo e profissional, os documentos pessoais e um documento ou certificado que comprove estar atualmente em atividade. O cuidador de idoso, por sua vez, deve levar a documentação geral e o termo de responsabilidade familiar e profissional, juntamente com a cópia dos documentos. O profissional deverá imprimir o termo, preencher, solicitar assinatura e carimbo da instituição à qual está vinculado e/ou família contratante, no caso dos cuidadores de idosos.

Os idosos que vão receber a dose de reforço precisam apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação.

Primeira e segunda doses

Os indivíduos que vão receber a primeira dose do imunizante devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto, CPF (caso o número do mesmo não conste na identidade), ficha de vacinação preenchida e comprovante de residência. Os adolescentes que não tiverem estes documentos devem levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de residência.

O conteúdo continua após o anúncio

As demais pessoas que vão receber a segunda dose precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Também há a necessidade de todos que vão ser vacinados levarem o formulário impresso da ficha de vacinação, cujo modelo está disponível no site da PJF.

Vacinação neste sábado

Neste sábado (13), ocorreu mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade. Desta vez, a ação aconteceu exclusivamente no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), localizado na Rua Batista de Oliveira, no Bairro Granbery, entre 9h e 13h.

Puderam se vacinar pessoas a partir dos 12 anos que ainda não haviam recebido a primeira dose, além de trabalhadoras da área de saúde e idosos que precisam da dose de reforço – em ambos os casos, que tivessem recebido a segundo dose há pelo menos seis meses – e pessoas com a segunda dose em atraso.

Para quem tomou a Coronavac e está dentro do prazo para a segunda dose, precisava apenas seguir a data descrita no cartão de vacinação; no caso da AstraZeneca, aqueles que deveriam retornar em 13 de novembro ou data anterior. Quanto à vacina da Pfizer, todos que receberam a primeira dose até 18 de setembro estavam liberados para a segunda dose.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.