Detentos são contidos por policial penal durante tentativa de fuga

Corda feita de lençóis teria sido lançada pela muralha da unidade prisional para auxiliar na fuga; policial foi atingido por disparos de arma de fogo


Por Tribuna

13/06/2022 às 17h54

Doze detentos tentaram fugir da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires na madrugada de domingo (12), informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Segundo a pasta estadual, um policial penal notou a tentativa e conseguiu evitar que os presos escapassem. Uma corda feita de lençóis teria sido utilizada pelos infratores.

De acordo com a Sejusp, o policial penal estava de plantão na muralha da penitenciária e ouviu o barulho de um gancho, que estava amarrado em uma corda, sendo lançado para o alto da estrutura, de dentro da unidade prisional. O agente de segurança utilizou munição com menor nível de letalidade contra os presos, que já haviam saído das celas, e provocou o retorno dos detentos para as celas.

PUBLICIDADE

Entretanto, pessoas não identificadas teriam feito disparos de arma de fogo contra o policial penal de fora da penitenciária. Desta forma, o agente foi atingido na perna por estilhaços dos tiros. Ele foi levado para exame de corpo de delito da Polícia Civil e, em seguida, para o HPS, mas foi liberado e fará outros exames.

A Sejusp informou que foi registrado Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da ocorrência e que a perícia da Polícia Civil esteve no local, bem como a Polícia Militar. “Os fatos serão apurados pela Polícia Civil, e os 12 presos identificados na tentativa de fuga irão responder administrativamente e criminalmente”, diz a pasta estadual, em nota.

Tópicos: polícia

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.