Estado confirma mais um óbito por coronavírus em JF

Número de pacientes com Covid-19 na cidade chega a 353; por problema na internet, PJF não publicou boletim nesta quarta


Por Tribuna

13/05/2020 às 13h06- Atualizada 13/05/2020 às 20h40

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, nesta quarta-feira (13), mais um óbito causado pelo coronavírus em Juiz de Fora. No boletim epidemiológico divulgado pela pasta, o número de mortes decorrentes da doença em Juiz de Fora chegou a 15. O registro mais recente contabilizado pelo Estado é a morte de um idoso, de 81 anos, que tinha comorbidades. Ele morreu no dia 2 deste mês. O documento estadual contabilizou ainda, de terça para quarta, um aumento de 12 casos de Covid-19 em Juiz de Fora, elevando o número de confirmações para 338 na contagem do Estado.

JF sem boletim

Apesar dos novos registros, os dados da SES continuam menores que os divulgados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O balanço mais recente da administração municipal, divulgado na terça (12), registra 21 óbitos e 392 casos já confirmados da doença.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira, a PJF não divulgou boletim epidemiológico com os dados contabilizados pela Secretaria de Saúde, devido a uma falta de internet, que também deixou o site da Prefeitura fora do ar.

Hospitais privados

Alguns hospitais da rede particular de saúde têm divulgado boletins diários sobre os casos monitorados. Os documentos são publicados à parte do boletim da Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, as unidades afirmam repassar diariamente as notificações da doença à Vigilância Epidemiológica. Os dados repassados por hospitais e unidades de saúde da rede pública são registrados e divulgados pela Prefeitura.

O Hospital Monte Sinai informou que de terça a esta quarta, um paciente com suspeita de Covid-19 foi internado na unidade. Foram coletadas amostras de outras 20 pessoas atendidas no pronto atendimento. Nesta quarta, havia 13 pacientes internados na Unidade Covid, sendo sete em cuidados intensivos e seis em cuidados clínicos. Destes, oito têm resultado positivo para Covid-19, e cinco ainda aguardam resultados dos exames. Ainda conforme o hospital, desde o dia 27 foram atendidos 864 pacientes como casos suspeitos no hospital, sendo que 309 foram testados e 97 tiveram resultados positivos. Do total de 41 pacientes internados com resultado positivo, 30 tiveram alta e oito continuam internados. A unidade contabiliza ainda cinco óbitos, sendo três confirmados e dois em investigação.

A Santa Casa informou que, nesta quarta, havia 14 pacientes internados na unidade, sendo que cinco já tiveram resultado de exame positivo para Covid-19 e estão no CTI. Nove pessoas aguardam resultado de exames, três internados no CTI e seis em leitos de isolamento. Foram atendidos, até as 16h15 desta quarta, nove pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19. Desde o início da pandemia, 628 pessoas com suspeita foram atendidas na unidade.

Os hospitais Unimed e Maternidade Therezinha de Jesus não divulgaram boletins nesta quarta.

Casos na Zona da Mata

Na Zona da Mata, o boletim estadual aponta que pelo menos 31 cidades têm pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. Entre estes municípios, o destaque é Muriaé, que além de ter uma morte confirmada, teve um aumento de sete casos nas últimas 24 horas. Também tiveram aumento de um caso as cidades de Cataguases (8 casos e um óbito), Chiador (1), Mar de Espanha (10) e Tabuleiro (2).

O conteúdo continua após o anúncio

Os demais municípios com registros para Covid-19 são: Além Paraíba (10), Alfredo Vasconcelos (1), Alto Rio Doce (1), Astolfo Dutra (1), Barbacena (17 casos e 2 óbitos), Belmiro Braga (2 caso e 1 óbito), Bicas (3), Carandaí (1), Carangola (8), Chiador (1), Divinésia (1), Divino (2), Espera Feliz (5), Goianá (2), Faria Lemos (1), Leopoldina (10), Manhuaçu (5 casos e 1 óbito), Matias Barbosa (1), Maripá de Minas (1), Pirapetinga (4), Rio Pomba (3), Rio Novo (1), Porto Firme (1), Santa Rita de Jacutinga (1), Santana de Cataguases (2), Santos Dumont (18 casos e 1 óbito), São João Nepomuceno (1 caso e 1 óbito), São João del-Rei (12), Tabuleiro (2), Ubá (10) e Viçosa (8).

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.