Idosos e professores já podem se vacinar contra a gripe nas UBSs
Campanha de imunização contra o vírus influenza teve início nesta terça-feira e vai até dia 8 de junho
A segunda etapa da vacinação contra a influenza em Juiz de Fora, que contempla professores das redes pública e privada e idosos com mais de 60 anos, teve início nesta terça-feira (11) e segue até o dia 8 de junho. Nesta semana, a vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 13h às 16h30. Excepcionalmente, nesta quinta, os postos de saúde não realizarão atendimento à tarde. Portanto, nesta data, não haverá vacinação contra a Influenza, sendo o serviço retomado na sexta (14). Na parte da manhã, as UBSs realizarão apenas a vacinação contra a Covid-19 nestas quinta e sexta, das 8h às 11h.
A primeira etapa da 23º Campanha de Vacinação contra a Influenza de Juiz de Fora terminou na última segunda-feira (10), com 21.142 imunizados, segundo dados da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O número corresponde a uma cobertura de 32,08% de pessoas imunizadas. Destas, 12.687 são crianças de 6 meses a 6 anos (37,5%), 1.207 são gestantes (24,9%), 170 são puérperas (21,3%) e 7.078 são trabalhadores da saúde (26,7%).
De acordo com Marcilene Chaves Costa, supervisora do setor de Imunização da Secretaria da Saúde, a porcentagem de cobertura de Juiz de Fora está dentro da média nacional, e a imunização de crianças superou a média do Brasil. A supervisora do setor de Imunização ressalta ainda a importância da vacinação devido à proximidade do inverno, quando o risco de contrair a gripe é maior. Ela lembra ainda que os sintomas da gripe podem ser facilmente confundidos com o da Covid-19, e que a vacinação favorece o diagnóstico pelos médicos.
Os integrantes do primeiro público-alvo (crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde) que ainda não se vacinaram também podem se vacinar nas UBSs de toda a cidade. O Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente também continua vacinando crianças. O departamento fica na Rua São Sebastião 772. O horário de vacinação é das 8h às 14h.
A terceira e última fase da campanha está prevista para ter início no dia 9 de junho e continuará até o mês seguinte, 9 de julho. Na fase final serão contemplados profissionais das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades perante indicação médica, caminhoneiros e trabalhadores do transporte urbano.
Orientações
A vacina oferecida é trivalente, ou seja, protege contra os três principais tipos do vírus influenza em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O intuito da vacinação é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença que podem levar a óbito, além de prevenir suas consequências sobre o sistema de saúde e minimizar a carga da doença.
De acordo com as recomendações da Secretaria, as pessoas que já tomaram a vacina contra a Covid-19 devem respeitar o intervalo de 14 dias para receber a vacina da gripe. Aqueles que já foram contaminados com o coronavírus devem aguardar 30 dias após início dos sintomas para receber a vacina da influenza.
Tópicos: vacina