Em 24 horas, sete mortes e 212 casos de Covid-19 são confirmados em JF

Número de hospitalizados diminuiu nesta quarta, mas ainda é um dos mais altos já registrados desde março


Por Carolina Leonel

09/12/2020 às 19h13- Atualizada 09/12/2020 às 21h39

Com sete novas mortes por Covid-19 confirmadas pelas Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) nesta quarta-feira (9), o município chegou ao total de 368 óbitos em decorrência da doença desde março. Além disso, de acordo com o boletim epidemiológico atualizado, entre terça e esta quarta, foram atestados novos 212 casos de coronavírus na cidade. Com a atualização, 10.856 moradores de Juiz de Fora já receberam o diagnóstico positivo de coronavírus ao longo da pandemia.

Também nesta quarta, até por volta das 18h15, conforme dados do painel gerencial da PJF, 378 pacientes estavam internados em leitos de cuidados intensivos e de enfermaria com suspeita ou diagnóstico da doença. A quantidade diminuiu em relação a terça-feira, quando a cidade bateu recorde de hospitalizações, com 383 pessoas internadas, mas ainda continua alta em comparação aos registrados da mesma taxa nos meses anteriores.

PUBLICIDADE

Em relação aos novos óbitos confirmados, dois aconteceram nesta quarta. Um deles foi de uma mulher de 62 anos. Ela tinha hipertensão arterial sistêmica (HAS). O outro foi de um homem de 47 anos que tinha imunodeficiência e outra pneumopatia crônica.

Na terça-feira, ocorreram outras duas mortes por Covid-19. Faleceu uma mulher de 58 anos, que tinha como comorbidade doença cardiovascular crônica (DCC), diabetes melittus e HAS; e um idoso de 65 anos, que era obeso, tinha doença renal crônica (DRC), DCC, HAS e diabetes mellitus.

LEIA MAIS: Mais cinco bairros entram para a lista de localidades com mais casos de Covid-19

Na última segunda, faleceu um homem de 52 anos. Ele tinha diabetes mellitus. No fim de semana foram mais duas mortes. A de uma idosa de 68 anos, que tinha imunodeficiência e hipotireoidismo e morreu no domingo; e um idoso de 86 anos, que tinha doença neurológica crônica e diabetes e morreu no sábado.

Quanto às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a doença, foram 809 novos registros em 24 horas. No total, Juiz de Fora já contabilizou 36.270 casos suspeitos.

Em relação ao número de pessoas recuperadas, a Secretaria de Saúde informou que até terça, dos 10.644 casos confirmados, 9.942, cerca de 93%, eram considerados restabelecidos. Eles apresentaram resultado de exame positivo para Covid-19 e venceram os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência.

Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

378 pacientes internados em “leitos Covid”

Nesta quarta, o número de hospitalizados em decorrência da Covid-19 chegou a 378. Destes pacientes, 118 estavam sob cuidados intensivos e 260 em leitos de enfermaria. Ainda conforme dados da PJF, até por volta das 18h15, a taxa de ocupação total de leitos UTI na cidade era de 79,8%. Em recorte que considera apenas os equipamentos da rede pública, a taxa era de 77,16%. Esse índice leva em consideração internações de pacientes com Covid-19 e com demais enfermidades. Já a ocupação total em leitos de enfermaria era de 64,31%.

O conteúdo continua após o anúncio

Mais dez leitos em hospitais privados

Após chegar a 98% na semana passada, a taxa de ocupação do leitos intensivos da rede privada apresentou, nesta quarta, índice de 84,64%. Um dos fatores que levou à diminuição foi um incremento, segundo a Secretaria de Saúde, de dez leitos intensivos na rede suplementar, totalizando 110 equipamentos.

A Tribuna entrou em contato com as unidades da rede suplementar para averiguar possíveis aumentos de capacidade de atendimento. O Hospital da Unimed de Juiz de Fora informou que número de leitos UTI foi ampliado em 25% na unidade, totalizando 20 leitos. A unidade destacou que os apartamentos são adaptáveis para atendimentos a casos Covid-19 e não Covid. Desta forma, a quantidade de leitos dedicados varia, conforme a necessidade. Na UTI do Hospital Unimed, os pacientes ficam em apartamentos individuais e não em leitos (tipo box) separados por cortinados.

Ainda na terça-feira, o Hospital Albert Sabin já havia informado a ampliação do seu quadro de funcionários com a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Recentemente, o hospital também abriu mais cinco leitos de CTI exclusivos para pacientes com diagnóstico de Covid-19, totalizando 17 equipamentos.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.