MP emite recomendações para aplicação de terceira dose em profissionais da saúde de JF

Em documento, Ministério afirma que orientações são para “evitar o descontrole” na aplicação das doses de reforço


Por Tribuna

09/10/2021 às 14h09

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu uma série de recomendações para a aplicação das doses de reforço contra a Covid-19 em profissionais de saúde de Juiz de Fora. As orientações, divulgadas na sexta-feira (8) e creditadas à 20ª Promotoria de Justiça de Juiz de Fora e à Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macro-região Sanitária Sudeste, são, segundo o MPMG, para “evitar o descontrole” da aplicação de terceira dose na categoria.

O órgão recomenda que todos os estabelecimentos do setor apresentem termo de responsabilidade, declarando a relação dos profissionais de saúde e administrativos ligados à assistência à saúde com indicação para receberem o reforço. Os trabalhadores, pela orientação, também devem apresentar, no ato da vacinação, termo individual de responsabilidade. Eles devem declarar que atuam em um estabelecimento de saúde e apontar qual é a atividade exercida. As equipes de vacinação devem conferir toda a documentação dos trabalhadores.

PUBLICIDADE

O documento do MPMG também recomenda a criação de uma campanha específica, com divulgação nos meios de comunicação em até dez dias, para informar os estabelecimentos e trabalhadores sobre as possíveis punições em caso do descumprimento dos critérios para o recebimento de doses de reforço pelos profissionais da saúde.

O Ministério lembra, ainda, nota técnica do Governo federal que define a aplicação da dose de reforço seis meses após a inoculação da segunda dose. O documento ainda aponta que a terceira aplicação deve ser, preferencialmente, com a vacina da Pfizer, ou de maneira alternativa com os imunizantes da Janssen ou AstraZeneca. A nota ainda define todas as categorias que se enquadram como trabalhadores da saúde aptos à dose de reforço.

O Ministério Público define também que as autoridades do município têm até 15 dias para prestar informações ao órgão sobre as providências adotadas.

Desde a última segunda-feira (4) são aplicadas doses de reforço em profissionais da saúde com 58 anos ou mais em Juiz de Fora. Com a paralisação da vacinação na cidade por durante o final de semana e o feriado de Nossa Senhora Aparecida, na próxima quarta-feira (13), as terceiras doses voltam a ser aplicadas no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h; nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de 8h às 11h; nas 10 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h; e no PAM Marechal, entre12h30 e 18h.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: vacina / vacinação

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.