PJF integra vacinação de grupos prioritários à imunização por idade

Mudança de política de imunização contra a Covid-19 foi anunciada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira


Por Tribuna

09/07/2021 às 14h42- Atualizada 09/07/2021 às 19h42

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Juiz de Fora vai passar a obedecer apenas os critérios por idade. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) à Tribuna na tarde desta sexta-feira (9). De acordo com a Secretaria de Saúde, os grupos prioritários previstos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) continuarão existindo. No entanto, eles serão contemplados dentro dos grupos por faixa etária do calendário anunciado para a vacinação da semana.

Em nota, a pasta municipal informou que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já vem vacinando os grupos prioritários, estabelecidos pelo PNI, concomitantemente, ao calendário de idades. Esse público, conforme a PJF, deverá se vacinar no Círculo Militar a partir de agora.
“Visando dar prioridade e um acesso mais fácil aos trabalhadores do PNI, as pessoas dos grupos prioritários, que estejam na faixa etária do calendário anunciado, e já pré-cadastradas no site da Prefeitura, podem se dirigir, a partir da próxima segunda-feira (12), ao Círculo Militar, localizado na Avenida Barão do Rio Branco 3.146, de 8h às 16h”, informou. Para a definição, a Secretaria de Saúde informou que seguiu a nota informativa nº 27, do Governo do Estado, que recomenda a imunização dos grupos prioritários, juntamente com a redução por faixa etária.

PUBLICIDADE

Público de 40 anos recebe vacina neste sábado

A imunização no município seguindo o critério de idade alcançou as pessoas com 41 anos ou mais nesta sexta, com ampliação para as pessoas de 40 anos no sábado (10). Na ocasião, pessoas com 40 anos ou mais podem ser vacinadas no Sport Club, no PAM-Marechal e no Círculo Militar, das 8h às 13h. Na atual fase, a campanha de vacinação contra a Covid-19 contempla também idosos, grávidas, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) e lactantes (mulheres que amamentam) em até seis meses de pós-parto. As segundas doses para os cidadãos que já estão elegíveis para recebê-las também serão aplicadas neste sábado.

Calendário da próxima semana

Pessoas de 39 anos, nascidas nos meses de janeiro a junho, podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (12). A aplicação de segundas doses continuará acontecendo normalmente, bem como a vacinação das grávidas, de puérperas e das lactantes em até seis meses de pós-parto.

Além do Sport Club Juiz de Fora e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que seguem oferecendo os imunizantes, o Círculo Militar terá a vacinação nos mesmos horários do Sport, de segunda a sexta, das 8h às 16h, além de oferecer a vacinação também aos sábados. Em sete UBSs de referência – a do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal -, a aplicação de vacinas acontece no período da manhã, das 8h às 11h, e da tarde, das 13h às 16h, enquanto em outras 38 UBSs acontece pela manhã, das 8h às 11h.

As grávidas, puérperas e lactantes (mulheres que amamentam) em até seis meses de pós-parto seguem sendo vacinadas no Sport Club, das 8h às 16h. A vacinação das pessoas com 39 anos, nascidas de janeiro a julho, e daquelas de 40 anos ou mais acontece no Sport Club, das 8h às 16h, em 7 UBSs de referência – as do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal – das 8h às 11h, e das 13h às 16h, e em outras 38 UBSs, das 8h às 11h.

Documentação necessária

A Secretaria de Saúde solicita às pessoas que vão se vacinar por idade que levem, originais e cópias, de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista – e comprovante de residência. Além destes documentos, as grávidas precisam levar o cartão do pré-natal, a carteira da gestante; as puérperas devem apresentar um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como a certidão de nascimento do bebê ou atestado de alta hospitalar, e as lactantes em até seis meses de pós-parto precisam levar um atestado médico que mostre que amamenta e um documento que comprove que o seu parto ocorreu nos últimos seis meses, como a certidão de nascimento do bebê .

Fique atento

Todos que forem receber a segunda dose devem levar o cartão de vacina para comprovar o recebimento da primeira. Deve-se ter atenção à data de retorno no cartão, pois não são aplicadas vacinas antes do prazo estipulado. Além do cartão, deve ser apresentado documento original com foto, como o documento de identidade ou a carteira de motorista.
A PJF orienta ainda que as pessoas que se imunizaram contra a gripe, mas que também têm o direito de se vacinar contra a Covid-19, devem esperar, pelo menos, 14 dias entre as aplicações dos imunizantes. Para quem foi diagnosticado com Covid-19, é recomendado, ao menos, 30 dias de espera entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber qualquer uma das vacinas.

Funcionamento das UBSs

Com a inclusão do Círculo Militar como ponto de vacinação, a UBS Centro Sul deixa de aplicar imunizantes contra a Covid-19 e passa a oferecer, em dois períodos, a vacina contra a Influenza, além de realizar a vacinação de rotina. As outras sete UBSs referência, do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal, oferecem os imunizantes contra o coronavírus normalmente, das 8h às 11h, e das 13h às 16h, e as demais 38 unidades fazem aplicação no turno da manhã, das 8h às 11h, pois oferecem a vacina contra a Influenza no período da tarde.

Confira o calendário de imunização da próxima segunda

– Grávidas, Puérperas e Lactantes com até 6 meses de pós-parto e que tenham 18 anos ou mais de idade: Sport Club JF e Círculo Militar, das 8h às 16h.

– Pessoas com 39 anos ou mais: Sport Club JF e Círculo Militar de 8h às 16h; em 7 UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h; e nas demais 38 UBSs, das 8h às 11h.

O conteúdo continua após o anúncio

– Idosos com 60 anos ou mais: Departamento de Saúde do Idoso, das 8h às 16h; Sport Club, das 8h às 16h, em 7 UBSs de referência, das 8h às 11h, e das 13h às 16h, e nas demais 38 UBSs, das 8h às 11h.

Confira os endereços dos locais de vacinação:

– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco 1.303, Centro
– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira 943, Granbery
– Círculo Militar: Avenida Barão do Rio Branco 3.146

UBSs que vacinam em dois períodos, das 8h às 11h, e das 13 às 16h na segunda:

– UBS Bairro de Lourdes – Rua Inácio Gama 813
– UBS Benfica – Rua Guararapes 106
– UBS Nossa Senhora Aparecida – Rua Nossa Senhora Aparecida 775
– UBS Nossa Senhora das Graças – Rua Queluz 72
– UBS Santa Luzia – Rua Torreões s/nº
– UBS São Pedro – Rua João Lourenço Kelmer 1.433
– UBS Vila Ideal – Avenida Francisco Valadares 1.910

UBSs que vacinam contra a Covid das 8h às 11h:

– UBS Alto Grajaú – Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178
– UBS Bairro Industrial – Rua João Gualberto, 110
– UBS Barreira do Triunfo – Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº
– UBS Borboleta – Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229
– UBS Cidade do Sol – Rua Gustavo Capanema, 70
– UBS Dom Bosco – Rua João Manata, 93
– UBS Esplanada – Rua Bias Fortes, 74
– UBS Filgueiras – Rua Orlando Riani, 2.200
– UBS Furtado de Menezes – Rua Furtado de Menezes, 19
– UBS Grama – Praça Áureo Carneiro s/n
– UBS Granjas Bethânia – Rua Nove de Julho, 294
– UBS Ipiranga, Rua Etiene Loures, 85
– UBS Jardim da Lua – Rua Natalino José de Paula, 314
– UBS Jardim Esperança – Rua Padre João Micheleto, 35
– UBS Jardim Natal – Rua Tenente Lucas Drumond, 370
– UBS Joquei Clube I – Rua Antonio Armando Pereira, 140
– UBS Joquei Clube II – Rua Antônio Guimarães Peralva, 130
– UBS Linhares – Rua Ministro Odilon Braga, s/nº
– UBS Marumbi – Rua Barão do Retiro, 1.462
– UBS Milho Branco – Rua Nicolau Schuery, s/nº
– UBS Monte Castelo – Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº
– UBS Nova Era – Rua Guimarães Junior, 850
– UBS Parque Guarani – Rua Sofia Rafael Zacarias, 685
– UBS Progresso – Rua Jorge Knopp, 119
– UBS Retiro Rua – Sebastião Cardoso, 41
– UBS Santa Cecília – Rua Gabriel Rodrigues, 900
– UBS Santa Cruz – Rua Doutor Antonio Mourão Guimarães, 245
– UBS Santa Efigênia – Rua José Ferreira, 13
– UBS Santa Rita – Rua José Vicente, 390
– UBS Santo Antônio – Rua Pedro Trogo, 285
– UBS Santos Dumont – Rua Alvaro José Rodrigues, 25
– UBS São Judas Tadeu – Rua Ernesto Pancini, 446
– UBS São Sebastião – Rua Jorge Raimundo, 209
– UBS Teixeiras – Rua Custódio Furtado de Souza, 131
– UBS Vale dos Bandeirantes – Rua Laurindo Nocelli, 100
– UBS Vale Verde – Rua Marciano Pinto, 685
– UBS Vila Esperança – Rua Nova, 30
– UBS Vila Olavo Costa – Rua Jacinto Marcelino, 16

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.