Piora nos números de coronavírus mantém restrições em Juiz de Fora

Em reunião nesta quinta, comitê municipal decidiu manter proibições a alguns segmentos da onda verde. Aumentos de óbitos e de casos de coronavírus são justificativa


Por Carolina Leonel

05/11/2020 às 21h19

Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 voltou a se reunir na noite desta quinta em Juiz de Fora (Foto: PJF/Divulgação)

Após duas semanas do último encontro, em que foi definido o avanço de Juiz de Fora à onda verde do programa Minas Consciente, o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 voltou a se reunir na noite desta quinta-feira (5) para discutir possíveis ajustes no funcionamento de setores contemplados pela faixa menos restritiva do programa estadual. Entretanto, o atual cenário epidemiológico na cidade barrou novas liberações. Com isso, as restrições fixadas pelo decreto 14.150 continuam em vigor.

Seguem proibidos o autosserviço em bares, restaurantes e similares, além da proibição à venda de qualquer produto para o público em pé nestes estabelecimentos. As atividades de entretenimento nos bares também seguem vedadas pelo Município. O colegiado também também manteve desautorizado o funcionamento de parques de diversão e temáticos, discotecas, danceterias e similares, além de serviços de sauna e banhos, clubes sociais e área de churrasqueira.

PUBLICIDADE

Os eventos, reuniões e atividades estão liberados na onda verde, no entanto, seguindo determinadas regras. O distanciamento de quatro metros quadrados por pessoa, em locais abertos, e de dez metros quadrados, em ambientes fechados, continua válido para essa ocasiões. No caso dos cinemas, deve ser observada a distância mínima de dez metros quadrados por pessoa.

Não houve avanço em relação à possível retomada das atividades escolares presenciais. Uma comissão técnica formada pelas secretarias de Educação e de Saúde, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), representantes do Conselho Municipal de Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais continua avaliando a situação.

Aumentos de casos e mortes na última semana

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o comitê definiu manter as atuais restrições devido à piora nos números da Covid-19 na cidade. Conforme os dados epidemiológicos, após queda no número de falecimentos por 17 dias consecutivos, o Município passou a confirmar novos óbitos, e, desde 28 de outubro, os registros têm aumentando. No período, 12 moradores de Juiz de Fora perderam a vida para a pandemia.

Além das mortes, os dados também apontam tendência de aumento de novos casos. Em outubro, a quantidade de novos diagnósticos estava em queda. Conforme a Prefeitura, a média era de 20 confirmações diárias. Os números, contudo, voltaram a subir após o último dia 25 – um dia após o avanço oficial de Juiz de Fora à onda verde. Conforme os dados epidemiológicos atuais, a média de novos casos diários da doença subiu para 50.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.