Prefeitura de JF revoga resolução que indicava lockdown

Cidade seguirá na onda vermelha, mas com ajustes no funcionamento de cada setor; Margarida também garante que Município continua no Minas Consciente


Por Carolina Leonel

05/01/2021 às 18h20- Atualizada 05/01/2021 às 22h31

Prefeitura prevê criação de um grupo de trabalho, com representantes do Executivo e de segmentos econômicos, para formalizar protocolos de funcionamento para cada setor (Foto: Fernando Priamo)

A prefeita Margarida Salomão (PT) informou, na tarde desta terça-feira (5), que o Município revogará a Resolução 6, do dia 24 de dezembro, que indicava situação de lockdown para a cidade. Apesar disso, Margarida informou que a cidade segue na onda vermelha e no programa Minas Consciente. Ainda conforme a chefe do Executivo, haverá a criação de um grupo de trabalho, com representantes da PJF e de grupos econômicos, para formalizar protocolos de funcionamento para cada setor econômico. “Ao invés de regras gerais, cada setor vai ter seu protocolo de funcionamento. O grupo de trabalho vai regulamentar as ações admissíveis de funcionamento em cada setor, dentro dos protocolos que os próprios setores estão elaborando. E vamos continuar dentro do Minas Consciente, porque não podemos perder os leitos regionais”, explicou.

A circulação dos ônibus em horários reduzidos, motivo de queixa da população durante a pandemia, também foi assunto abordado pela prefeita, que garantiu que os coletivos devem voltar a circular com 100% da frota na cidade. O decreto revogando o lockdown e formalizando a criação do grupo de trabalho será publicado nesta quarta-feira (6). As demais regras serão definidas e oficializadas na quinta (7).

PUBLICIDADE

Ainda conforme a prefeita, durante o lançamento do Fórum em Defesa da Vida, nesta terça, foram apresentados dados sobre o índice de isolamento social na cidade desde o último dia 25, data em que começou a valer o decreto com indicação de lockdown. “Nesse período em que vigorou o novo decreto, houve diminuição do isolamento social e aumentou o grau de aglomeração. Restrições que não sejam entendidas, absorvidas pela população, não adiantam (…). Então, vamos regulamentar as novas ações e seremos severos na fiscalização, inclusive com poder de polícia”. De acordo com a prefeita, a Polícia Militar também atuará na fiscalização.

O Fórum em Defesa da Vida tem o intuito de rever as ações que têm sido adotas em relação ao funcionamento de diferentes setores econômicos na cidade. Com o novo instrumento consultivo do Município, fica extinto o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19, instituído na gestão do ex-prefeito Antônio Almas (PSDB).

Minas Consciente

Lançado ao final de abril do ano passado, o programa Minas Consciente, conjunto de protocolos que define as balizas para o funcionamento e as restrições de serviços, comércio e atividades do setor produtivo em Minas Gerais, passou por algumas mudanças ao longo de 2020 até ser definida, em julho, sua configuração atual, com três faixas de restrição, conhecidas por ondas vermelha, amarela e verde. Desde o último dia 25, Juiz de Fora havia retornado à onda vermelha, a mais restritiva do protocolo estadual.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.