Prefeitura registra mais três mortes por Covid-19 em Juiz de Fora

Com confirmações, município contabiliza nove óbitos pela doença; outras dez ainda estão em investigação


Por Carolina Leonel

04/05/2020 às 18h16- Atualizada 04/05/2020 às 22h01

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou mais três óbitos decorrentes da Covid-19 no município. Dos novos casos, duas mortes foram registradas neste domingo (3), a de uma idosa, 77, e de um idoso, também de 77 anos. A Prefeitura não informou se estes dois pacientes tinham histórico de comorbidades anteriores. O outro óbito confirmado, ocorrido nesta segunda-feira (4), trata-se de uma mulher, 55 anos; a paciente tinha imunodeficiência, doença renal crônica e doença cardiovascular crônica. As outras seis mortes registradas até então pela PJF são de três idosos, 70, 71 e 84 anos; de duas idosas, 88 e 91 anos, e de um homem de 41. Além disso, há ainda dez óbitos em investigação.

Os dados epidemiológicos informam também que 216 casos da doença já foram confirmados em Juiz de Fora. Nesta segunda, os registros indicam ainda que 2.454 juiz-foranos podem estar contaminados pela Covid-19. O número subiu em 78 casos com relação às suspeitas divulgadas neste domingo.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: Minas Gerais registra 229 novos casos de coronavírus em 24 horas

Os números da Prefeitura seguem contrastando com os contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Conforme a pasta estadual, Juiz de Fora tem 181 casos confirmados. Apesar disso, mesmo com o atraso nas notificações, conforme o Estado, a cidade ainda é a segunda em número de confirmações. O município com mais registros em Minas é a capital, Belo Horizonte, com 845 casos confirmados pelo Governo.

Nesta segunda, em entrevista coletiva via transmissão on-line, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou que o Estado vem constatando diminuição no engajamento da população mineira em relação ao isolamento domiciliar. Portanto, o titular da pasta voltou a ressaltar a importância do distanciamento social para diminuir a taxa de transmissão do coronavírus e, dessa forma, impedir o colapso do sistema mineiro de saúde.

Hospitais privados

Alguns hospitais da rede particular de saúde têm divulgado boletins diários sobre os casos monitorados. Os documentos são publicados à parte do boletim da Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, conforme alegam, as unidades têm repassado diariamente as notificações da doença à Vigilância Epidemiológica.

No Hospital Monte Sinai, entre a tarde da última quinta e às 17h30 desta segunda, houve oito internações de pacientes com suspeita de Covid-19. Além disso, foram coletadas amostras de 25 pacientes atendidos no pronto atendimento. Nesta segunda, havia 15 pacientes internados na Unidade Covid do hospital. Deste total, seis estavam em cuidados intensivo e nove, em cuidados clínico. Dos internados, sete já receberam resultado positivo para a doença; os demais aguardam resultados de exames.

Desde o dia 27 de fevereiro, o Monte Sinai atendeu 664 pacientes com suspeita da doença. Destes, 206 foram testados para Covid-19, sendo que 62 receberam diagnóstico positivo para a doença. O hospital divulgou ainda que dos 30 pacientes que já foram internados na unidade, com resultado positivo, 21 receberam alta hospitalar e sete permanecem internados. Até o momento, o Monte Sinai já registrou duas confirmações de morte pela doença.

Nesta segunda, no Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), informou que, durante o fim de semana, houve cinco óbitos na unidade: três foram considerados positivos para a Covid-19, e dois permanecem em investigação. Além disso, nesta segunda, havia sete pacientes internados na área isolada para Covid-19, sendo que quatro estavam cuidados intensivos (sendo três positivos e um em investigação), e três em cuidados clínicos, todos em investigação.

Entre os pacientes que receberam orientação para isolamento domiciliar, 21 permanecem nesta condição; os demais receberam alta por condições clínicas ou tempo de quarentena. O HMTJ registrou, até o momento, 88 notificações de casos suspeitos. Destes, 25 pacientes receberam diagnóstico positivo para a doença e quatro ainda estão em investigação; os demais casos foram descartados.

O conteúdo continua após o anúncio

Na Santa Casa de Juiz de Fora, nesta segunda, havia seis pacientes internados com suspeita de coronavírus. Destes, três estavam em leitos de isolamento e três estavam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todos aguardavam resultados de exames. No hospital, desde o início da doença na cidade, já foram atendidos 490 casos suspeitos. Neste segunda, até 16h19, 14 suspeitas foram atendidas na emergência.

No Hospital Unimed, apenas um paciente estava na unidade de internação, com suspeita da doença.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.