Projeto defende utilização de ‘motolâncias’ em JF

Veículos seriam utilizados como forma de assegurar a chegada do socorro no menor tempo possível


Por Tribuna

02/12/2018 às 07h00

Deputada estadual eleita, a vereadora Sheila Oliveira (PSL) defende a implantação das chamadas “motolâncias” na atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Juiz de Fora. Para isto, Sheila protocolou na Câmara um projeto de lei que trata da criação do programa “Motos pela Vida”, que prevê a possibilidade da utilização de motocicletas como “mais um recurso de intervenção móvel disponível e integrado à frota do Samu”.

De acordo com o texto da parlamentar, que iniciou tramitação em setembro e ainda está sendo analisado internamente pelas comissões temáticas da Câmara, as “motolâncias” deverão ser utilizadas para o cumprimento em determinadas ocasiões. Uma delas é a de “atender, prioritariamente, intervenções nos acionamentos com risco de vida, devendo as centrais de regulação efetuar o despacho imediato da ‘motolância’ como forma de assegurar a chegada do socorro no menor tempo-resposta possível, preservando-se a segurança do condutor do veículo”.

PUBLICIDADE

A utilização das motos também seria utilizada para “atender intervenções em eventos e locais de difícil acesso aos veículos de urgência”; “prestar apoio nas intervenções quando for necessário auxílio de mais profissionais, a critério da central de regulação”; e “atender às demais situações de agravo à saúde da população nas quais possa haver benefício no emprego da “motolância”, uma vez que a chegada dessa unidade viabilizará o início de manobras de suporte básico de vida”.

Em sua justificativa, Sheila destaca o crescimento acentuado de veículos nas ruas da cidade. “Em agosto de 2018, o município de Juiz de Fora registrava 266.730 veículos emplacados e uma população de 564.310 pessoas”, lembra, citando dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Sendo assim, com o acréscimo da quantidade de veículos, o trânsito também se intensifica, dificultando a atuação do Samu. Em virtude disso, proponho, a criação do programa ‘Motos pela Vida’ para que sejam implantadas ‘motolâncias’ no município de Juiz de Fora para atendimento junto ao Samu, facilitando o atendimento de urgência e emergência aos pacientes”, defende a parlamentar.

O conteúdo continua após o anúncio

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.