SES confirma óbito de criança em JF por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Vítima tinha nove anos e apresentava exame positivo para a Covid-19. Síndrome é nova e apresenta quadro clínico com amplo espectro de sintomas


Por Tribuna

02/03/2021 às 16h00- Atualizada 03/03/2021 às 08h14

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, na segunda-feira (1º de março) o óbito de uma criança em Juiz de Fora por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). De acordo com a pasta estadual, a vítima, uma criança de nove anos, sem comorbidades e com exame de RT-PCR detectável para Covid-19, faleceu em 26 de outubro, e a causa da morte passou a ser investigada, após a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora abrir o processo para investigação do caso.

De acordo com o Ministério da Saúde, a SIM-P é uma doença multissistêmica e possui amplo espectro de sintomas. Entre os quais estão febre persistente acompanhada de um conjunto de indícios que podem incluir sintomas gastrointestinais, com dor abdominal, conjuntivite, exantema, erupções cutâneas, edema de extremidades, hipotensão, dentre outros. Conforme o órgão, a maioria dos casos relatados está acompanhada de exames laboratoriais que indicam infecção pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Histórico

De acordo com a SES, a criança apresentou febre e cefaleia em 21 de outubro do ano passado, foi hospitalizada no dia 24 do mesmo mês e transferida para a UTI no dia 25 de outubro. O óbito ocorreu em 26 de outubro e o caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde para notificação de suspeita de SIM-P.

A investigação foi realizada pela área técnica da SES-MG com apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas). Foi realizado amplo estudo do caso com encaminhamento de amostras clínicas para pesquisa de várias etiologias pelo Laboratório Central (Lacen) da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz RJ). Todos os exames descartaram outras etiologias infecciosas.

Uma equipe técnica do Ministério da Saúde também analisou o caso para validar o diagnóstico de óbito por SIM-P, considerando que a síndrome é nova e apresenta quadro clínico de amplo espectro.

De acordo com o último boletim epidemiológico semanal da SES-MG, foram notificados 211 casos suspeitos de SIM-P em Minas, sendo 104 descartados e 77 confirmados. No Brasil, são 646 notificações confirmadas de SIM-P, com registro de 41 óbitos entre 1º de abril de 2020 e 2 de janeiro deste ano.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.