Operação da PM celebra 40 anos da inclusão das mulheres na instituição

Em 1981, Polícia Militar de Minas Gerais começou a contar com mulheres em seus quadros


Por Michele Meireles

01/09/2021 às 14h20- Atualizada 01/09/2021 às 14h25

Concentração de militares no pátio do 2º Batalhão, no Bairro Santa Terezinha (Foto: Divulgação/PM)

A Polícia Militar (PMMG) realiza em todo o estado uma operação em homenagem aos 40 anos da inclusão das mulheres nos quadros da instituição em Minas Gerais. Em Juiz de Fora, a  operação “Filhas de Minas” teve início às 8h desta quarta-feira (1º de setembro), no pátio do 2º Batalhão, no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste da cidade. Se concentraram no local todo o efetivo da PM, incluindo o administrativo.

Segundo o assessor de comunicação organizacional da 4ª Região da Polícia Militar, major Ricardo Sheiffer, a ação tem cunho preventivo e repressivo. Ao longo de todo o dia, até as 20h, serão feitas abordagens, blitze, patrulhamento em áreas de risco e outras operações. “O foco é comemorar os 40 anos das mulheres na PM de Minas Gerais, que tiveram sua primeira turma iniciada em 1º de setembro de 1981. Nada mais justo que presentar a população com esta operação, que conta com o incremento administrativo em seu efetivo”, disse o oficial.

PUBLICIDADE

Durante o lançamento da operação policial, o Comandante da 4ª RPM, Coronel Neir Adriano de Souza, homenageou as policiais militares femininas com a entrega de moedas comemorativas e kits operacionais.

Policiais militares femininas com as medalhas em homenagens recebidas nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/PM)

A mulher na PMMG

Conforme a PM, o ingresso das mulheres ocorreu por conta das dificuldades nas atividades cotidianas do policiamento ostensivo, como no trato com menores em conflito com a lei ou abandonados e com mulheres envolvidas em ilícitos penais. O preenchimento de 120 primeiras vagas para o Curso de Formação de Sargentos, em 1981, despertou o interesse de 2.441 mulheres.

O início do curso ocorreu em 1º de setembro de 1981 e, após seis meses de intensa preparação profissional, quando as alunas do Curso de Formação de Sargentos Femininos estudaram diversas disciplinas, passando ainda, por uma formação policial-militar adequada à condição de mulher, as 112 alunas que tiveram êxito nos exames finais foram promovidas à graduação de 3º sargento. A solenidade de formatura foi realizada na Academia de Polícia Militar no dia 2 de abril de 1982.

O conteúdo continua após o anúncio

Tópicos: polícia

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.