Juiz de Fora volta a ter duas novas mortes por Covid-19, e total chega a 164

Vítimas fatais, ambas mulheres, tinham 52 e 74 anos


Por Gabriel Ferreira Borges

01/09/2020 às 18h34- Atualizada 01/09/2020 às 20h24

O Município de Juiz de Fora voltou a registrar, nesta terça-feira (1º), duas novas mortes causadas pela Covid-19. Uma das vítimas, 52 anos, morreu no último domingo (30), e a outra, 74, nesta terça. De acordo com a Secretaria de Saúde, a mulher de 52 anos tinha comorbidades como doença cardiovascular crônica e obesidade. Já a idosa de 74 anos, além de doença cardiovascular crônica, tinha diabetes e, ainda, doença neurológica crônica. São, agora, 164 vítimas fatais do coronavírus em Juiz de Fora. A Secretaria de Saúde investiga ainda outros quatro óbitos suspeitos.

Além disso, a cidade registrou, nas últimas 24 horas, 37 novos casos confirmados da doença, que elevaram o número total de pessoas infectadas desde o início da pandemia para 4.873. O número coloca o Município como o sétimo em Minas Gerais com o maior número de notificações de mortes e pacientes somadas- atrás de Belo Horizonte, Uberlândia, Ipatinga, Contagem, Governador Valadares e Montes Claros -, conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

PUBLICIDADE

As notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas para a Covid-19, por sua vez, saltaram em 253, de 17.353 para 17.606. Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela PJF em site dedicado exclusivamente a divulgar informações sobre o enfrentamento à Covid-19 (covid19.pjf.mg.gov.br).

Isolamento social
Com atividades não essenciais autorizadas a serem retomadas desde o avanço para a onda amarela do Minas Consciente, a taxa de isolamento social segue em queda, se analisada a série histórica de agosto. A média correspondente aos últimos sete dias é de 47,86%. Os únicos dias em que a taxa ultrapassa a 50% correspondem a domingos. No último sábado (29), o índice foi de 45,3%, o menor em todo o mês passado.

Ocupação de UTIs do SUS segue elevada

Até às 18h desta terça, o índice de ocupação dos leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) permanecia elevado em Juiz de Fora. Apesar de ligeira queda em comparação ao número da última segunda (31), a taxa chega a 77,05%. Se considerado o número de internações globais, ou seja, tanto da rede pública quanto da privada, o índice atinge 79,15%. Dos 283 leitos de terapia intensiva disponíveis, 224 estão ocupados, sendo 67 por pacientes com o diagnóstico positivo para a Covid-19 e 157 por aqueles que tratam outras enfermidades.

Em relação à enfermaria, dos 1.382 leitos clínicos de Juiz de Fora, 819 estão ocupados, o que corresponde a uma taxa de 59,26%. A maioria – 718 – é preenchida por pacientes que tratam outras enfermidades, mas 101 recebem, neste momento, pacientes infectados pelo coronavírus. As informações da rede hospitalar são disponibilizadas pelo Executivo no Painel Gerencial de Dados da Covid-19.

Região Sul tem 634 casos

Em novo boletim com perfil epidemiológico divulgado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde apontou o ingresso de três novos bairros na relação de locais com os maiores números de casos de coronavírus em Juiz de Fora. Os bairros Santo Antônio, na Cidade Alta, Nossa Senhora Aparecida, na Região Leste, e Industrial, na Zona Norte, têm agora, respectivamente, 39, 37 e 35 moradores infectados pela doença. No entanto, conforme levantamento da Tribuna, a Região Sul concentra o maior número de casos, com 634. O Bairro São Mateus tem 183, o Alto dos Passos, 88, o Bom Pastor, 79, o Cascatinha, 71, o Santa Luzia, 67, o Teixeiras, 87, o Estrela Sul, 45, e o Ipiranga, 44.

A Região Central aparece logo em seguida, com 554 casos de Covid-19 confirmados, sendo o Centro – o bairro com mais pessoas infectadas – com 301. O Santa Helena reúne 87, o Paineiras, 73, o Granbery, 54, e o Jardim Glória, 39, também compõem a lista. Já a Zona Norte soma desde o início da pandemia 361 casos, sendo Benfica responsável por 122 dessas notificações, seguido por Nova Era, 75, Monte Castelo, 47, Santa Cruz, 46, Milho Branco, 37, e Industrial, 35. A Região Leste, a Cidade Alta, a Região Nordeste e a Região Sudeste somam, respectivamente, 214, 181, 154 e 84 casos.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental destaca que a relação foi feita com base em números absolutos, “o que significa que o dado não é baseado em incidência, quando é levado em consideração, por exemplo, o total de residentes de determinada área”.

O conteúdo continua após o anúncio

Recuperados
Dos 4.873 casos confirmados de Covid-19 na cidade, a Secretaria de Saúde considera que 4.252 pacientes estão recuperados da doença. É classificado como paciente recuperado aquele que teve o diagnóstico positivo de coronavírus, mas superou os 14 dias de isolamento sem nenhuma intercorrência. Além disso, levando em conta o sexo dos pacientes, o quantitativo aponta 2.560 mulheres e 2.313 homens.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.