Brasil aproxima-se de quase 2 milhões de casos de coronavírus

Diretor da Opas disse não haver evidências de que Brasil ou alguma área do país tenha atingido imunidade de rebanho


Por Agência Estado

14/07/2020 às 21h19

O Brasil registrou novas 1.300 mortes por Covid-19, elevando o total de óbitos pela doença a 74.133, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14), pelo Ministério da Saúde. Segundo o último balanço, 41.857 casos da doença foram confirmados, elevando o número total no país para 1.926.824. Há ainda cerca de 3.928 mortes em investigação.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, do número total de casos registrados, 1.209.208 (62,8%) de doentes estão recuperados e 643.483 (33,4%) pessoas ainda seguem em acompanhamento.

PUBLICIDADE

Consórcio de veículos de imprensa

Já dados da imprensa apontam 1.341 mortes e 43.245 novas infecções. O levantamento paralelo ao do governo é realizado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, o total de óbitos é de 74.262 e o de contaminações, de 1.931.204.

Segundo o consórcio, os números recolocam o país no patamar de mais de 40 mil infecções e mais de mil mortes, como ao longo da semana passada.

Depois de alcançar três semanas consecutivas de queda no número de mortes, o Estado de São Paulo registrou, também nesta terça, o segundo pior recorde de mortes por causa da doença em 24 horas desde que a pandemia teve início, em março, com 417 óbitos. Os dados apontam ainda que mais 12 mil pessoas contraíram o coronavírus, o terceiro pior índice de um dia para outro desde março, quando a crise começou.

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos e mortes por Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos.

Imunidade de rebanho

O diretor para doenças infecciosas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Marcos Espinal, apontou nesta terça-feira (14), que não há evidências de que o Brasil ou alguma área do país tenha atingido a imunidade de rebanho contra a Covid-19. O termo é usado pra definir uma situação de proteção coletiva, em que grande parte da população está imunizada e impede o surto de se alastrar.

O conteúdo continua após o anúncio

“Para atingir essa imunidade, é estimado que entre 50% e 80% da população de determinado local precisa ter sido imunizada ou infectada pelo vírus”, responde Espinal quando questionado sobre a situação de Manaus, no Amazonas, uma das cidades mais afetadas em todo país. Ele citou um estudo que aponta que apenas 14% dos moradores da capital têm anticorpos contra o novo coronavírus. “Isso não é imunidade de rebanho”.

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.