Brasil tem oito casos confirmados de coronavírus

Todos os casos são no Sudeste, sendo seis em SP, um no RJ e outro no ES; já há transmissão local no país


Por Agência Estado e Agência Brasil

05/03/2020 às 17h13- Atualizada 05/03/2020 às 17h44

O Brasil tem oito casos confirmados para novo coronavírus e já há transmissão local da doença, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (5), pelo Ministério da Saúde. São seis casos em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Uma mulher de 23 anos tem teste positivo no Distrito Federal e aguarda contraprova. O caso confirmado no Espírito Santo é de um homem, de 37 anos, que esteve na Itália.

O primeiro caso de coronavírus no Estado do Rio de Janeiro também foi anunciado nesta quinta-feira, pelo governo do Estado. O paciente, de 27 anos, mora em Barra Mansa e esteve na Europa, passando pela Itália, no período de 9 a 23 de fevereiro. O paciente procurou uma unidade de saúde em 1 de março, e passa bem, de acordo com as autoridades. No Estado do Rio existem 79 casos monitorados.

PUBLICIDADE

A confirmação desse caso foi feita durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta, no Palácio Guanabara (sede do governo do Estado), em Laranjeiras (zona sul do Rio), pelo secretário estadual de Saúde, Edmar Santos.

O número de casos suspeitos para doença subiu de 531 para 636 de quarta para esta quinta-feira. Já foram descartados 378 análises

Os Estados com mais casos suspeitos são: São Paulo (182), Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80) e Rio de Janeiro (79).

Primeiro brasileiro com coronavírus infectou outras duas pessoas

De acordo com o Ministério, já há transmissão local da doença. Duas pessoas foram infectadas no Brasil pela primeira pessoa confirmada com a doença. Uma delas esteve em confraternização do paciente com cerca de 30 familiares.

Como estes dois casos não foram “importados”, pois os pacientes pegaram a doença no Brasil, o país passa a ter transmissão local do vírus. Com isso, é possível que a OMS insira o Brasil na lista de territórios monitorados para a doença.

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, disse que o Brasil ainda não tem “transmissão sustentada”. “O vírus não está produzindo doentes que não conseguimos identificar qual é a fonte”, disse Oliveira.

Só China, Itália e Coreia do Sul têm transmissão sustentada da doença, disse Oliveira.

A paciente com suspeita, no Distrito Federal, esteve na Inglaterra e Suíça de 25 de fevereiro a 2 de março. O exame positivo foi feito em hospital da rede privada e passará por contraprova.

Suspeitas em Minas Gerais sobem para 80

O Ministério da Saúde informou que Minas Gerais tem 80 casos suspeitos e 12 descartados. No entanto, não há informações sobre o número de notificações por município, visto que o Ministério não repassa esta informação de forma detalhada. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), responsável por divulgar esta lista, não publicou o boletim epidemiológico com os casos detalhados do coronavírus em Minas nesta quinta-feira.

A pasta informou que o boletim ficará fora do ar, “em razão da necessidade de adequações dos dados e da descentralização da análise junto ao Ministério da Saúde”. O documento não é disponibilizado desde terça (3).

A previsão é de que o levantamento detalhado, com todas as informações pertinentes em relação aos casos suspeitos, seja publicado nesta sexta-feira. Por ora, estão mantidas as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, informou a SES.

O conteúdo continua após o anúncio

Testes de coronavírus no Brasil

No Brasil, laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados da doença pela primeira vez, devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Instituto Evandro Chagas, no Pará; e Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passa a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública.

Na quarta-feira (4), a Fiocruz começou a distribuir, no Rio de Janeiro, kits para o diagnóstico do novo coronavírus para laboratórios centrais estaduais, que também passarão por um processo de capacitação para a realização dos testes.

Os kits foram desenvolvidos no Brasil pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Já a capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz.

Coronavírus pelo mundo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou o relatório situacional do Covid-19 no mundo (veja abaixo):

 

Tópicos: coronavírus

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.