O Rádio não vai acabar

Por Cesar Romero

05/11/2017 às 07h30 - Atualizada 05/11/2017 às 11h22

Fala Quem Sabe

O Rádio não vai acabar

PUBLICIDADE

Estamos vivendo uma era de constantes e profundas mudanças tecnológicas que atingem diretamente os veículos de comunicação e a linguagem utilizada para informar, entreter, orientar, enfim; transmitir uma mensagem. Com isso, os desafios se tornam ainda maiores. Ao longo desses 20 anos atuando no Grupo Solar de Comunicação vivenciei mudanças que continuam nos desafiando a cada dia que abrimos o microfone e iniciamos a transmissão de um novo programa jornalístico.

Quem viveu o surgimento da televisão, certamente vai se lembrar do que mais se ouvia naquele momento: “vai acabar com o rádio”. Depois veio a internet e mais uma vez o discurso: “Vai acabar com o rádio”. Ledo engano! Pode até parecer presunção, mas o rádio jamais vai acabar. Temos é que encarar os desafios e nos adaptarmos ao novo. Comecei minha carreira em “AM” (amplitude modulada) e estou vivenciando o “fim” desta frequência, graças ao processo de migração para “FM” (frequência modulada). Não podemos ficar apegados ao que já foi feito, é preciso aproveitar a experiência adquirida e aplicá-la às novas tecnologias. Não podemos lamentar o que se perdeu com as mudanças, temos é que aproveitar os benefícios proporcionados pelas novas plataformas. Uma das mudanças significativas e responsável pelo fim da carreira de vários colegas foi a linguagem.

Muitos não conseguiram se adaptar, não percebendo que a linguagem é a essência da comunicação e evolui desde sempre. Por mais que surjam novas plataformas de comunicação, o rádio vai continuar mexendo com o imaginário das pessoas. Que a nossa voz continue ecoando e neste 7 de novembro, parabéns radialistas!

(Marcelo Juliani é âncora da Rádio CBN JF – AM 1010 e leitor convidado)

JF por aí

0118Cesar-Romero-031117-IMG_2858Cesar-Romero-031117-IMG_2859Felipe-Coimbra-Alexandre-Ferreira-Oliveira-e-Cláudio-Quadros-no-RJ-301017-SEM-RESOLUÇÃO-enviada-pela-Telma-ElisaManuela-Alves-Ribeiro-311017-SEM-QUALIDADE-enviada-por-Jane-MarinhoSinergia-201017-BAIXA-QUALIDADE-enviada-pelo-Luiz-Carlos-Lyra
<
>
Gastronomia em Aiuruoca: Coordenado pela jornalista Cláudia Figueiredo, da Rádio CBN/Tribuna de Minas, o projeto “Pé na Estrada – Antuérpia” visitou Aiuruoca, na Serra da Mantiqueira. O local é conhecido por suas belas cachoeiras, gastronomia e misticismo. Na viagem, Cláudia circulou pelo Vale do Matutu, um povoado com belíssimas pousadas e restaurantes. Destaque para o da Tia Iraci, conhecido pela comida preparada no fogão à lenha, ou no forno de cupinzeiro e barro. Outra descoberta da juiz-forana foi a cachaça "Tie", que presta uma homenagem ao pássaro sul-americano de plumagem vermelha, além da forte produção de cogumelos - que podem ser encontrados nos cardápios. Também em Aiuruoca, Claudia levou um papo com o juiz-forano Nélio Weiss - na foto ladeado por Nicolas Terra Paiva, Elizabeth Pereira, Cláudia e Guto Alcântara. Ele divide o tempo entre São Paulo e sua fazenda, famosa pela produção do azeite Olibi. Extraído a frio de 13 mil hectares de olival, o azeite possui frescor, é frutado e levemente picante no final.

Eles Acontecem

Presença ‘vip’: A atriz Cláudia Alencar marcou presença no estande da Val Menezes Cosméticos (foto), na feira de beleza no Constantino Hotel. Ela revelou para a coluna que tem se dedicado a falar sobre a mulher no século 21, “que se multiplicou para sobreviver e assumir suas funções”. Cláudia comanda ‘workshops’ para futuros atores e acompanha Val divulgando os benefícios da linha de produtos.
Presença ‘vip’: A atriz Cláudia Alencar marcou presença no estande da Val Menezes Cosméticos (foto), na feira de beleza no Constantino Hotel. Ela revelou para a coluna que tem se dedicado a falar sobre a mulher no século 21, “que se multiplicou para sobreviver e assumir suas funções”. Cláudia comanda ‘workshops’ para futuros atores e acompanha Val divulgando os benefícios da linha de produtos.

Toque
“Degustar é dissecar o vinho e reconhecer toda a riqueza de suas nuances e sutilezas”
Serge Dubs

Voo Livre

O renomado consultor Rafael Azevedo (‘head baker’ e ‘pastry chef’), formado pelo San Francisco Baking Institute (EUA), vai treinar a equipe da Maxi Pão, além de auxiliar no desenvolvimento de produtos, com base em novos métodos de fermentação.

Entre os aniversariantes de hoje, Lilian Moreira Abizaid David, Rogério Dutra Pimentel Barbosa, Márcio Guerra, Eloy Assis e o presidente do Hospital Albert Sabin, Célio Chagas.

Nesta segunda é a vez de José Cláudio Braga, Mônica Mosqueira, Maurício Menezes, Salcio Del Duca, Fernanda Alonso, Adriana Velloso Barros, Keley Lopes e Denílson Clozato.

Brunnelly Moraes, chefe de enfermagem da Clínica Antroposófica Vivenda Sant´Anna, participou do Congresso de Prevenção e Tratamento de Feridas, em Salvador.

O conteúdo continua após o anúncio

A equipe da AABB conquistou 20 medalhas no Meeting de Natação Masters 2017, na UFJF.

Sandra e Nelson Júnior, Maria as Graças e Roberto (Boizinho) Cândido esticaram o feriadão em João Pessoa.

Dar esmola na rua é auxiliar a vadiagem. Ajude o Centro de Promoção do Menor – Ceprom, pelo telefone 3235-1047.

Look

A blogueira Gigi Fonseca pelas lentes de Júnior Faria
A blogueira Gigi Fonseca pelas lentes de Júnior Faria

 

 

Cesar Romero

Cesar Romero

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também