Imagem Pessoal: qual é a importância para a sua carreira e como construí-la

Vamos entender a importância em criar e preservar uma imagem pessoal que ressalte seus diferenciais e te projete para melhores oportunidades.

Por Marcelle Larcher

30/09/2021 às 15h58 - Atualizada 30/09/2021 às 15h58

Tudo em você comunica, desde o modo como você se veste, como fala, se expressa, sua postura, o que faz e como faz, absolutamente tudo passa uma mensagem. Visto isso, o que esse conjunto de ações e características reflete para as pessoas? Você já parou para pensar e avaliar isso, ou essa não é uma preocupação que passa pela sua cabeça?

Se você não se preocupa com a imagem que transmite e consequentemente com que as pessoas pensam sobre você baseado nisso, eu te convido então para prestar um pouco mais de atenção neste aspecto e entender os motivos que fazem a sua imagem pessoal ter muita importância nos mais diversos ambientes da sua vida, principalmente na sua construção profissional e carreira.

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Vamos entender a importância em criar e preservar uma imagem pessoal que ressalte seus diferenciais e te projete para melhores oportunidades.

Entendendo melhor imagem e percepção

A imagem que você transmite é um conjunto de associações e valores, ou seja, tudo que lhe é característico, é responsável por projetar a ideia que outras pessoas possam ter sobre você.

A percepção, por sua vez, tem por conceito o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa, na prática, isso significa que todo aquele conjunto que compõe a sua imagem, seja uma fala, um gesto, uma roupa, tudo isso gera uma percepção para o outro, que irá interpretar o seu comportamento, fazendo uma avaliação/julgamento que pode ser positivo ou não.

Sua imagem precisa representar quem você é e onde quer chegar

O primeiro ponto que você deve se questionar quanto a imagem que você transmite, é se o que as pessoas percebem é coerente com o que você acredita e deseja estar comunicando, se ela corresponde aos seus objetivos a ponto de abrir caminhos até eles.

Pare um minuto e reflita! É muito importante que você pense sobre isso, afinal, nem sempre a nossa imagem percebida é aquela que nós gostaríamos de passar. Imagine, por exemplo, que você passe a ideia de que é alguém fechado e pouco receptivo quando, na verdade, você é uma pessoa expansiva. Se o seu desejo é ser visto de uma forma e a sua imagem é algo completamente diferente, isso significa que tem algo errado na forma que você expressa isso.

Trabalhe o seu autoconhecimento, isso vai te ajudar no alinhamento entre essa expectativa Vs. realidade, bem como, no reconhecimento do que precisa ser trabalhado e desenvolvido para que você transmita uma imagem alinhada com seus objetivos e valores.

Imagem e mercado de trabalho

Quem acredita que se preocupar em melhorar a imagem é coisa de artistas e personalidades famosas comete um grande erro. Apesar dessa ser uma crença comum, ter uma boa imagem, e um alinhamento da mesma com seus objetivos de carreira, além de não ser uma exclusividade do mundo da fama, deveria ser algo obrigatório na lista de prioridades para todo o tipo de profissional.

Todos nós temos uma imagem a zelar, e em algum momento o ambiente profissional irá cobrar isso. Imagine, por exemplo, no âmbito corporativo, onde milhares de pessoas disputam espaço no mercado de trabalho e boas oportunidades demandam o desenvolvimento de tantas habilidades. Como se diferenciar e destacar-se nesse meio? Com certeza, investir na sua imagem é um dos caminhos.

Você é o seu cartão de visita e construir uma imagem coerente é um carimbo essencial no passaporte que vai te permitir entrar e conquistar espaço em um mercado de trabalho que busca por profissionais reconhecidos, que transmitam credibilidade e confiança, capazes de desempenhar funções diferentes, bem adaptados e que produzem bons resultados. Isso sem falar em quem deseja ter o próprio negócio e apostar no empreendedorismo, nesse caso, ter uma rede de contatos e uma imagem positiva pode ser considerado algo ainda mais crucial para abrir portas e ajudar na aquisição de clientes.

 5 dicas para colocar em prática

1 Invista em qualificação – a melhor maneira de se construir uma carreira em qualquer área é destacar-se pela qualidade do que você faz. O desenvolvimento da sua imagem está diretamente ligado à competência e isso pode ser conquistado através de muito estudo e especialização.

2 Seja proativo – vá contra a acomodação. Empresas buscam profissionais cada vez mais atualizados, prontos para encarar desafios, e principalmente, pessoas que estão à frente das necessidades da empresa, atentas a solucionar problemas antes mesmo que eles sejam delegados.

3 Gerencie bem seu tempo – esse é um ponto fundamental em vários aspectos, desde você certificar-se de que vai comparecer no horário certo em seus compromissos, transmitindo uma imagem de pontualidade, até o desenvolvimento da sua capacidade de síntese e objetividade, por exemplo, reuniões e encontros com pautas específicas devem durar somente o necessário sem nenhum tipo de rodeio.

4 Seja organizado – isso vale em todos os sentidos, sua capacidade de organização reflete em situações como o cumprimento de prazos, entregas e claro, também no sentido de ambiente, bagunça, etc.

5 Cuide da sua aparência  –  todos somos seres individuais e únicos, temos gostos e estilos diferentes, contudo, é importante que você lembre-se que apenas poucos segundos são suficientes para criar-se uma opinião, uma primeira impressão. Por isso, estar atento ao vestuário e se o mesmo é coerente com a imagem que você deseja passar e com o ambiente que você está inserido é algo a ser avaliado com atenção.

Dica Extra!

Invista no seu branding pessoal e abuse das redes sociais a seu favor. Não podemos esquecer que vivemos na sociedade da revolução 4.0, somos seres conectados, por isso, a nossa imagem se estende a esses ambientes. Mas atenção!! Isso tanto pode ser um diferencial, como pode causar problemas se feito de maneira incorreta. Vamos entender.

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Um bom exemplo de ambiente digital propício para as relações profissionais é o LinkedIn, a rede social é uma ferramenta importantíssima para criar network e é um espaço onde você pode impulsionar a sua imagem através do compartilhamento de experiências, participações em projetos, competências e muito mais.

Hoje, muitas pessoas também utilizam outras redes sociais como o Facebook e o Instagram, que apesar de serem redes com um caráter mais pessoal, são ferramentas que podem ser exploradas. Porém, é importante destacar que nesses casos, é importante ter cautela, existem diversos casos de advertências e demissões por comportamento inapropriado na internet e danos à imagem de um profissional, são difíceis de serem recuperados, resultando em desconfiança e menos oportunidades. Lembre-se, tudo em você comunica, incluindo o que escreve e publica.

O que acha de aproveitar toda essa reflexão e virar a chave investindo em você e na sua imagem pessoal? A dedicação de tempo e recursos nessa jornada de autoconhecimento e da projeção assertiva de quem você deseja ser, é necessária para a sua construção de carreira e o acesso às oportunidades certas.

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

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