Gestão comportamental na prática: os benefícios para o dia a dia das empresas

Depois de tanto falarmos sobre os perfis Comunicador, Executor, Planejador e Analista, suas características, forças e fraquezas, hoje, quero te apresentar uma perspectiva mais prática de como essas análises são importantes para o sucesso de empresas em diversas esferas.

Por Marcelle Larcher

24/02/2023 às 11h36 - Atualizada 24/02/2023 às 11h36

Você sabe de que maneira a gestão comportamental contribui no dia a dia das organizações? 

Depois de tanto falarmos sobre os perfis Comunicador, Executor, Planejador e Analista, suas características, forças e fraquezas, hoje, quero te apresentar uma perspectiva mais prática de como essas análises são importantes para o sucesso de empresas em diversas esferas. 

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Para isso, separei alguns dos principais benefícios obtidos quando há investimento em uma gestão comportamental. Confira!

 

Contratações mais estratégicas 

O processo de recrutamento e seleção é um dos pilares para o sucesso de uma empresa, é necessário encontrar as pessoas certas para obter os resultados esperados. 

O mapeamento de perfil comportamental permite então o entendimento do atual cenário dos times e planejamento de contratações futuras com base nas necessidades ou gaps apontados. 

Dessa maneira, imagine uma situação onde para uma melhor performance em determinado projeto, uma equipe esteja precisando de mais energia e ação. Neste caso, o seu processo de recrutamento seria em busca de um colaborador com perfil executor.

 

Conhecer melhor os colaboradores

A análise comportamental é um processo contínuo, geralmente realizado a cada 6 meses. Nesses ciclos de avaliações, gestores e lideranças conseguem compreender melhor seus colaboradores, identificando pontos fortes e de melhorias, acompanhando sua evolução, necessidades de desenvolvimento, etc.

Toda análise gera um relatório completo sobre cada indivíduo, servindo para embasar reflexões sobre onde esse profissional está agora e quais são os próximos passos para que ele alcance novos patamares e resultados.

Isso ainda vai permitir que a empresa direcione treinamentos mais eficazes para suas equipes e até mesmo personalizar essa capacitação, atribuindo PDI (plano de desenvolvimento individual) a cada colaborador.

 

Formar times mais produtivos e diversos

Montar um time de alta performance é um desafio que requer um recrutamento criterioso e muitos pontos precisam ser considerados. 

Partir da gestão comportamental é chave para isso, pois os líderes conseguem ter todo um panorama de como é essa equipe hoje, de que forma ela gera valor para o negócio. O que consequentemente vai deixar transparecer também suas falhas e necessidades de ajuste.

Assim, a diversidade de perfis na composição desses grupos, vem se mostrando cada vez mais benéfica, pois traz equilíbrio e múltiplas habilidades na busca por resultados melhores.

 

Analisar estratégias de performance

Como saber o valor que um colaborador gera para o negócio? A partir do momento que se tem uma gestão comportamental assertiva e que é realizada a análise de perfil, é possível comparar este profissional com ele mesmo, ou seja, acompanhar sua evolução.

Ao avaliar o perfil do indivíduo com os resultados da sua performance, se tem os motivos que explicam o seu desempenho, seja ele positivo ou negativo. 

Assim, essa gestão se torna justa com o colaborador e é estratégica para a empresa, visto que não há uma competitividade com outros e sim com indicadores personalizados no resultado e comportamento individual. 

 

Fortalecer a cultura do Feedback

A cultura do feedback é responsável por viabilizar ambientes de trabalho mais saudáveis e colaboradores mais engajados. 

Quando isso acontece, até os pontos mais negativos são tratados de forma mais natural pelas equipes, pois há um entendimento de que tudo é um processo de construção e desenvolvimento. Os profissionais se sentem mais à vontade, dispostos e motivados.

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A gestão comportamental ajuda a fortalecer esse movimento nas empresas ao tornar o processo de feedback mais analítico e embasado. 

 

Redução do Turnover

Um dos grandes problemas nas empresas é que elas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento. 

Esse cenário acaba tirando um alto índice de rotatividade. Com o mapeamento de perfil comportamental, fica muito mais fácil compreender a demanda de times, do negócio e alinhar tudo isso ao processo de recrutamento, aumentando as chances de encontrar a pessoa certa para cada demanda. 

Ser assertivo na contratação é o que vai reduzir as chances de frustração por qualquer uma das partes, propiciando uma relação de trabalho duradoura.

 

Redução de custos

Processos seletivos e rescisões são simples em teoria, mas não na prática. Além disso, são custosos para os negócios. 

Contratar um colaborador que fique 4/6 meses, é um desperdício de recursos valiosos, perde-se tempo de dinheiro. É muito mais vantajoso investir em um processo de gestão comportamental eficiente e nas ferramentas certas, do que estar preso a um ciclo instável de recrutamento e desligamento.

 

Uma visão abrangente do negócio 

Depois de todos os tópicos apresentados, você consegue perceber como uma gestão comportamental e análise de perfil ajuda empresas a terem uma visão em perspectiva do seu cenário?

A primeira vista pode parecer bobagem, mas na verdade está longe disso, afinal, um negócio é feito por pessoas.

Analisar equipes, confrontar como cada colaborador assume um papel importante de acordo com seu perfil e as demandas da sua atividade, identificar o que pode ser feito para melhorar e em quais aspectos é o que nos traz uma visão realmente ampla de quais são as reais necessidades para conseguir construir um time de alta performance.

 

 

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

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