Real Skills: uma nova perspectiva das habilidades profissionais essenciais

Real Skills referem-se a um profissional completo, com formação educacional, capacidades cognitivas do âmbito social, emocional e comportamental. Tudo isso alinhado a um senso de urgência que acompanhe o dinamismo do mercado.

Por Marcelle Larcher

29/07/2022 às 11h54 - Atualizada 29/07/2022 às 11h54

Você com certeza sabe o que são as hard skills e as soft skills, aqui mesmo nesta coluna já falamos muito sobre esses conceitos. Mas você já ouviu falar nas real skills?

Esse é um termo que há algum tempo vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho, tanto para a gestão de pessoas nas empresas, como para profissionais.

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É muito importante que você esteja atento aos novos cenários e necessidades do mercado para ter uma nova perspectiva de como estar preparado para alcançar seus objetivos de carreira, buscando qualificação e combinando as habilidades necessárias, sejam elas em termos de formação, comportamento ou sociais.

É exatamente esse entendimento que o conceito das real skills nos oferece. Te convido a entender melhor com essa leitura. Vem comigo?

O que são Real Skills e qual a sua importância?

Durante muito tempo as habilidades técnicas foram aquelas determinantes para a contratação, ascensão e destaque de um profissional, mas o mercado evoluiu, amadureceu e entendeu que não era bem assim, que por mais que o conhecimento técnico fosse importante alguns profissionais se destacavam mais que outros por outros motivos.

Entendemos que o comportamento é tão importante quanto e um bom profissional é aquele que tenha esse equilíbrio de habilidades.

Contudo, novas transformações não param de surgir e o cenário muda a todo instante, se pararmos para analisar só de 2020 até hoje já temos um mercado totalmente diferente, muito por consequência da pandemia que acelerou esse processo.

Você deve estar se perguntando porque estou trazendo esse contexto? Mas ele é necessário para entendermos as real skills e a sua importância. Esse conceito, surge em 2017, com o especialista em marketing, Seth Godin, em um artigo onde ele afirma que as competências humanas/comportamentais são primárias nas buscas dos objetivos organizacionais, mas que o termo “soft” que utilizamos para as habilidades comportamentais não indicavam o senso de urgência necessário.

Podemos entender as real skills como uma espécie de evolução das soft skills. Em tradução livre, estamos falando das habilidades reais, ou seja, é o conjunto das competências híbridas.

Refere-se a um profissional completo, com formação educacional, capacidades cognitivas do âmbito social, emocional e comportamental. Tudo isso alinhado a um senso de urgência que acompanhe o dinamismo do mercado.

Qual a diferença entre real skills, soft skills e hard skills?

Para compreendermos o que torna as real skills diferente, vamos relembrar alguns conceitos primeiro.

Soft Skills – são as habilidades comportamentais, elas estão relacionadas principalmente à capacidade de lidar com emoções e pessoas. São aspectos mais difíceis de serem mensurados e podem estar ligados a capacidade natural das pessoas, ao resultado de tudo que o indivíduo vivenciou e seu meio social, bem como, a partir do momento que o profissional identifica a necessidade, ele pode focar no desenvolvimento dessas habilidades.

Hard Skills – são as habilidades técnicas, ou seja, conhecimentos aprendidos em sala de aula. Essas habilidades podem ser facilmente mensuradas e identificadas a partir de diplomas ou certificados, porém, como já mencionamos, no atual mercado de trabalho, elas já não são suficientes sozinhas.

Portanto, as real skills nada mais são que um equilíbrio entre hard skills e soft skills, portanto, uma pessoa que se aplica a esse perfil é o que entendemos por profissional híbrido. Esse conjunto de habilidades vai permitir o trânsito entre o conhecimento, a capacidade analítica, adaptação, resiliência, as relações interpessoais, dentre outros aspectos.   

Por que o mercado passa a focar nas real skills?

Não há questionamentos sobre como o funcionamento e a sobrevivência de uma empresa não dependem apenas do desempenho técnico de um profissional. Diante de um mercado tão dinâmico, as relações e poder de reinvenção são tão básicos quanto.

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Por isso, hoje a gestão de pessoas tem o desafio em encontrar profissionais que conciliam diferentes tipos de competências, alinhando isso aos objetivos da organização.

Já tem tempo que os olhares estão voltados para a importância das habilidades comportamentais, mas com tantas outras mudanças na forma de trabalho, principalmente após a aceleração com a pandemia, a exigência do mercado está cada vez maior por profissionais que sejam cada vez mais protagonistas.

É aí que as real skills entram em foco. Pois elas estabelecem parâmetros assertivos para a absorção de colaboradores que não são simples executores, mas que são engajados com a busca por resultados, que compartilham propósitos e objetivos, estão em constante processo de aprendizagem e desenvolvimento, e conseguem transitar pelos mais diversos desafios.

O mercado não é linear, e ele está a procura de profissionais com habilidades alinhadas às suas necessidades.

Quais são essas habilidades?

Quando falamos em “skills”, nos referimos ao conjunto de habilidades e competências que englobam prática e comportamento, bem como, o foco em uso de tecnologias, habilidade de comunicação e liderança.

Muitas delas já nos são familiares de todas as vezes que falamos sobre o futuro do trabalho e das habilidades mais demandadas para o cenário.  Porém vale ressaltar que a linha entre e o futuro do trabalho e agora é tênue, já vivemos esse processo de transformações.

Veja algumas das principais habilidades que englobam as real skills:

  • Pensamento analítico e inovador
  • Aprendizado contínuo de estratégias
  • Resolução de problemas complexos
  • Criatividade e iniciativa
  • Liderança e influência social
  • Uso, monitoramento e controle dos dispositivos tecnológicos
  • Resiliência, tolerância e flexibilidade
  • Capacidade de negociação
  • Inteligência emocional

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

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