Mudanças Constantes: a importância da inovação e do aprendizado para empresas e profissionais

Cenários se transformam de uma hora para outra, seja por uma oportunidade ou por necessidade, mas não importa o contexto e sim a ideia de que já não há espaço para qualquer tipo de resistência ao novo.

Por Marcelle Larcher

08/07/2022 às 15h29 - Atualizada 08/07/2022 às 15h31

Como profissional, você se sente preparado(a) para encarar qualquer tipo de mudança? E as empresas de hoje, acredita que elas também estão preparadas?

Cenários se transformam de uma hora para outra, seja por uma oportunidade ou por necessidade, mas não importa o contexto e sim a ideia de que já não há espaço para qualquer tipo de resistência ao novo. Que uma cultura de gestão de mudanças é imprescindível, assim como a habilidade de flexibilidade e adaptação.

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A não capacidade de adaptação às mudanças de forma ágil é capaz de trazer prejuízos sérios à produtividade de empresas e profissionais. A pandemia inclusive, é um excelente exemplo que escancarou isso para nós. Quantos empreendedores e profissionais não precisaram se reinventar para poder acompanhar todas as mudanças e sobreviver no mercado durante o período?

O que eu quero te mostrar aqui, é que a mudança é algo constante em nossas vidas, e que elas serão cada vez mais constantes e dinâmicas. Para isso, vamos entender de que maneira o mercado demanda empresas com essa cultura solidificada e profissionais habilidosos em pensar através de uma perspectiva inovadora, por meio da desconstrução de ideias e busca constante pelo conhecimento.

Entendendo o contexto: mudanças a todo o momento

Você já parou para pensar no quanto tudo muda o tempo todo? As informações, as tecnologias, os hábitos, as necessidades…

Se tem um assunto que renderia horas de conversa é o contexto de mudanças sofridas no cenário dos negócios e, consequentemente, no mercado de trabalho ao longo dos anos.

Todo o histórico do desenvolvimento dos adventos tecnológicos e como isso influenciou muito as nossas vidas em todos os âmbitos, desde a forma como nos comportamos, compramos, nos comunicamos e claro, também a nossa atuação profissional.

As mudanças se tornaram uma certeza, elas continuarão acontecendo de forma cada vez mais rápida e constante.  

A importância da gestão de mudanças para empresas

Quando falamos em uma gestão de mudanças, mencionamos uma forma de implantar a inovação dentro das organizações, o que hoje é um fator essencial para o seu crescimento, desenvolvimento e longevidade no mercado.

É um ponto mais que essencial para conquistar um espaço de destaque em um mercado altamente competitivo, assim como pode ser a única solução em momentos de crise que demandam uma virada de chave.

Contudo, este ainda é um grande desafio para as empresas, afinal sustentar uma evolução com constância requer um grande esforço. Mais que isso, implica a uma cultura organizacional que alinhe objetivos e propósitos entre empresa e colaboradores, em outras palavras, é preciso que todos compartilhem da mesma mentalidade voltada a busca por inovação, e a implementação de mudanças em prol de melhorias contínuas. Veja alguns tipos de mudanças que podem ser demandadas em uma organização:

  • Incremental: visa acrescentar algo, de forma a implementar algum tipo de melhoria.
  • Transformacional: pretende agregar mudanças em termos de processos.
  • Evolucionária: mudanças com o objetivo de atender a uma demanda específica, do mercado ou da própria empresa.
  • Revolucionária: envolve questões de base de uma empresa, pretendendo mudanças ligadas a questões maiores, ligadas ao seu propósito.

Na mudança, a única constante é a aprendizagem

Visto que o conhecimento é o caminho para novas ideias e o aprendizado é o que nos dá repertório e mantém nossas mentes em movimento para o surgimento de ideias e a criação de soluções com potencial disruptivo, então sim, o aprendizado constante deve ser um hábito.

Nas organizações construir uma cultura de aprendizado contínuo no ambiente de trabalho significa:

Pré-requisito para a inovação

O aprendizado contínuo é o que torna possível um esforço de trabalho criativo e voltado para a solução de problemas.

Satisfação no trabalho

Colaboradores que não são frequentemente desafiados com novos problemas, ficam entediados, estagnados e irão procurar isso em outros locais.

Adaptabilidade

Para que empresas consigam ser adaptáveis, articuladas e com crescimento em novos espaços do mercado, é preciso que contem com times dispostos a adaptar-se às mudanças que surgem de novas tecnologias e soluções, bem como, que sejam capazes de pensar a frente, na resolução de demandas, necessidades e problemas que ainda não são conhecidos.

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Flexibilidade cognitiva: aprender, desaprender e reaprender

Ser um profissional de sucesso no mercado de trabalho atual, também pensando no futuro, é realmente um desafio a mais para essa e as próximas gerações. Afinal, os avanços da tecnologia proporcionam inovações que há tempos são responsáveis por criarem, extinguirem ou modificarem mercados e profissões.

Por isso, hoje não existe mais aquela história de se especializar em algo e se contentar com um diploma. Qualquer profissional hoje tem não só a possibilidade, mas a necessidade de estar sempre atualizado, acerca da sua área de atuação, de outras convergentes, e claro de todo contexto geral do mundo e da sociedade à qual faz parte. Já não existe mais espaço para que as pessoas se fechem para a aprendizagem.

Como já mencionamos, o que hoje é relevante, amanhã é ultrapassado e isso é parte da dinâmica em que vivemos. Isso torna essencial a capacidade de não apenas aprender, mas também a de desaprender e reaprender. É sobre atualizar-se constantemente e estar aberto para o novo.

Podemos entender melhor através da analogia com algo natural do nosso dia a dia que são os apps para smartphones que tanto facilitam nossas vidas. Todo dia recebemos alguma notificação de atualização, sempre uma novidade, um upgrade que vai melhorar a nossa experiência como usuário. Por que com a nossa mente seria diferente?

Nós também precisamos estar sempre nos atualizando, adicionando um novo ponto de vista, visualizando melhorias em nossas atividades.

Esse é único caminho possível para fugirmos de estagnar, de ficarmos parados em um lugar pra sempre, sendo que existem tantas possibilidades.

O medo de mudanças é algo da nossa natureza, o que não conhecemos e o inesperado precisam ser aliados ao invés de obstáculos.

Marcelle Larcher

Marcelle Larcher

Marcelle atua como Sócia e Diretora Executiva de Carreira do Grupo Larch. Graduada em Pedagogia e Psicologia pelo CES/JF e especializada em Gestão Estratégica de Pessoas pela HSM University. Empresária, empreendedora e gestora no setor de ensino, Marcelle tem mais de 15 anos de experiência em Gestão Educacional e Corporativa, e 26 anos de mercado.

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