Festival de Torresmo e Costela

Eu não poderia deixar de recomendar (e ir!) num festival com esses petiscos, né, gente?

Por Butecos de JF

19/08/2022 às 14h48 - Atualizada 19/08/2022 às 14h48

Neste final de semana e no próximo também, logo ali na praça do Bairro São Mateus, teremos a união de dois tipos de comida que são amados pelos brasileiros incondicionalmente: o torresmo e a costela. E o mais legal é que os chefs e cozinheiros que estão encarregados do preparo dos petiscos e refeições capricharam em suas receitas, com uma variedade incrível de formas de servir o nosso querido torresmo e as costelas nas versões de boi ou de porco.
É ótimo que clássicos de nossa cidade estarão presentes lá, como o torresmo do Totonho e da Bigodeira, e eles por si só já são uma atração à parte para esse festival, mas teremos também torresmo e costela preparados no defumador – ou pit smoker – pelo assador Vandir, do Sr. Matanza, bem como receitas gourmet de preparo sofisticado feitas pelo Butiquim Bistrô. Gente de competência inquestionável, como o chef Yury Feliciano está na SteakStreet com a famosa porchetta dentre outros pratos deliciosos. Pra surpreender todo mundo, tanto o Boucan quanto a Monterei trazem seus burgers e muitas porções de petiscos que fazem a gente babar enquanto escolhe o que comer. Gosta de pastel? Então pode contar com o Pastel do Saró pra matar sua vontade por lá! Já o meu amigo Alexandre Bigols finalmente retorna à festa com a sua criação que já é sucesso em nossa cidade e Brasil afora: o bolinho de torresmo! Esse é impossível comer um só! E todas as casas participantes contam com um prato popular, de apenas R$ 20, que participa de um concurso gastronômico em que júri popular e técnico vão tratar de eleger a melhor receita do Festival. Bora lá votar? (Como se faltassem motivos para irmos a essa festa, não é verdade?)

PUBLICIDADE

E para beber?

Chopes da juiz-forana Antuérpia nos estilos premium lager, red ale, american IPA, e rótulos como a VertMont – uma new england double IPA – e a Perdição, que é uma new england IPA com adições de lactose e goiaba se juntam a um colorido “fizzy purple punch”, refrescante bebida de vinho. Já para quem procurar pelos destilados, o sommelier João Simoncini está responsável pelas cachaças oferecidas no evento, que vai contar com marcas premiadas como a Dom Bré e a Morro Velho, dentre outras, que podem ser consumidas em doses ou ainda em drinks saborosos, elaborados pelo experiente Hector Raposo, que me adiantou que as caipirinhas de limão, de frutas vermelhas e de maracujá com hortelã levam a Dom Bré Clássica na sua composição. Para os que preferem o gim, os drinks gim tônica clássico ou gim tônica de morango serão preparados com o londrino Gordon’s, um “London dry” triplamente destilado que é unanimidade entre os bartenders mais competentes.
Agora é escolher o melhor dia e horário e aproveitar a festa, que tem entrada gratuita, shows musicais todos os dias, espaço kids para as crianças, e também é pet friendly! Vamos juntos?!

Local: Praça de São Mateus
De 19 a 21 e de 26 a 28 de agosto
Horários: sex das 17h às 22h / sab e dom: das 12h às 22h

Cream Balls BoucanGin Tônica ClásicoPasteis de Angu do TotonhoTorresmo Defumado Sr Matanza
<
>
Pastéis de Angu com torresmo e couve do Totonho

O conteúdo continua após o anúncio
Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também