Uma receita comemorativa para o Dia da Pizza

Que tal uma pizza ítalo-germânica para comemorarmos hoje?

Por Butecos de JF

10/07/2022 às 09h42 - Atualizada 10/07/2022 às 09h42

Eu ainda estou entusiasmado com a recente Festa das Nações, onde pude experimentar vários pratos de diversos países num mesmo evento. E conversando com amigos que também curtiram a festa, veio a ideia de juntar, numa receita comemorativa e também numa bela homenagem, a culinária de dois povos importantíssimos na colonização de nossa cidade: os alemães e os italianos. E já que no último dia 12 de junho foram comemorados os 164 anos da chegada dos colonos alemães por aqui, e que neste domingo (10) é o Dia da Pizza, escalei meu amigo Rafael , cujo sobrenome da mãe é Visentim e assim já entrega sua descendência lá do país em forma da bota, e que coincidentemente mora há mais de 30 anos no Borboleta, bairro alemão que sedia a DeutschesFest , para nos trazer aqui uma belíssima e saborosa receita de pizza ítalo-germânica.

PUBLICIDADE

Flammkuchen é receita com mais de 300 anos de história, cuja base é uma massa tradicional de pizza que tem uma textura mais fofinha e aerada por dentro e, por ser assada em alta temperatura, fica crocante por fora. Rafael me contou que essa massa era usada como um “termômetro” para testar a temperatura dos fornos a lenha onde eram assados os pães alemães. Num determinado momento, um sagaz padeiro teve a ideia de acrescentar alguns ingredientes para incrementar e não desperdiçar a massa. Brilhante! Eu soube ainda que a referida pizza foi criada na região da Alsácia, que era disputada por Alemanha e França, e naquela época passava por tempos de escassez. Sendo assim, a Flammkuchen leva poucos ingredientes na cobertura. Originalmente, apenas um pouco de crème fraîche, bacon e cebola. É simples, mas deliciosa! Uma receita imperdível e que todos precisam experimentar.

E vai ter sobremesa também!

E essa receita inspirou o Rafael a usar também a massa da sua já tradicional marca, a Pizza Rústica, para replicar um outro prato típico alemão para uma sobremesa. Trata-se do Strudel, que tem origem austríaca. Nascido em Viena como Apfelstrudel, que significa redemoinho de maçã, na Alemanha virou apenas redemoinho – Strudel –  que já é um dos pratos mais requisitados na DeutschesFest do Bairro Borboleta. Na versão da Pizza Rústica, além de usar a massa fininha e crocante, foram acrescentadas maçãs picadinhas e levemente caramelizadas, passas brancas, nozes e canela em pó. A massa é fechada em forma de envelope e finalizada com açúcar de confeiteiro. Posso adiantar a vocês que não basta olhar as fotos desta matéria, feitas pelo competentíssimo João Schubert (com esse sobrenome nem preciso falar o quanto a coluna de hoje está autêntica). Pois então peça também o Strudel e saiba o quanto é boa essa versão preparada pelo pessoal da Pizza Rústica.

Importante lembrar que nem a Flammkuchen, nem a adaptação do Strudel estão oficialmente no cardápio da pizzaria, mas podem ser solicitadas mediante encomenda com antecedência. Então liguem logo para lá e peçam esse combo comemorativo, capicce? E prosit também, porque a gente precisa brindar por essas datas comemorativas! Viva!

Instagram: @pizzarusticajf

Whatsapp: 98821-6610

O conteúdo continua após o anúncio

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também