13 de setembro: Dia Nacional da Cachaça

Se ela tem um dia especial no calendário, a melhor maneira de comemorar é tomando uma

Por Airton Soares

02/09/2020 às 18h41 - Atualizada 03/09/2020 às 11h41

Desde sempre comemorada, festejada e principalmente degustada em todos os botequins do Brasil, a cachaça ganhou um dia especial só pra ela: 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça. Não que a gente precisasse de uma data especial para tomar um bom gole da bebida mais popular do Brasil, mas eu creio que um dia só pra ela é merecido, tamanha a identidade desta bebida com o povo brasileiro.

PUBLICIDADE

Seja da branquinha ou da envelhecida nas mais diversas madeiras – às vezes por tempos superiores aos dos melhores whiskies escoceses – ou mesmo preparada numa autêntica caipirinha, ou quem sabe num bom drink elaborado pelos criativos bartenders brasileiros, o que importa mesmo é beber nossa querida cachaça e celebrar essa data.
Para tanto, que tal recorrer a um rótulo de nossa região que faz sucesso e tem ganhado prêmios tamanha qualidade e reconhecimento dos entusiastas da bebida?

Aqui em casa a preferida é a Dom Bré. O alambique de Guarani, cidade próxima a Juiz de Fora, prepara sua cachaça com todo o rigor técnico necessário para chegar a uma bebida excelente. Muito mais do que isso, preza pela produção sustentável e também pelo envelhecimento da cachaça em tonéis de amburana, jequitibá e em barris de carvalho europeu de origem francesa, por no mínimo três anos, trazendo ao copo uma bebida sem igual, com sabor suave, cheia de nuances saborosas no paladar e olfato, adquiridos pelo descanso na madeira. Um primor!

As pessoas que me visitam sempre pedem pra provar a Dom Bré Extra Premium, que conquistou o quarto lugar nacional no IV Ranking da Cúpula da Cachaça. Eu a adoro também, mas ultimamente tenho me rendido a uma que ganhei como presente pelo Dia dos Pais, personalizada com meu nome inscrito no rótulo da garrafa. Essa veio recheada com a Dom Bré Ouro, envelhecida em tonéis de amburana. Igualmente suave, nessa versão a bebida ganha um adocicado característico da madeira, além de aromas florais. Desce redonda e fica boa tanto pura quanto num bom drink.


O que melhora ainda a experiência com a cachaça Dom Bré nesses tempos é que a gente pode comprar diretamente na Cachaça Shop, uma loja virtual no site do Alambique Guarani. Lá é possível escolher tanto a cachaça quanto diversos presentes bacanas para você ou para dar aos amigos.

Aliás, presentear com cachaça é um bom negócio, porque quem recebe normalmente abre o presente na hora, aí fica fácil experimentar a bebida juntos.

Então a dica é essa: compre uma boa cachaça para você ou para um bom amigo e comemorem juntos o Dia Nacional da Cachaça, afinal, uma boa festa fica melhor com boas amizades por perto e brindando os bons momentos juntos!

O conteúdo continua após o anúncio

Site: www.alambiqueguarani.com.br
WhatsApp: 99814-2209

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também