O Fim do Mundo

Botequim com nome inusitado e cardápio raiz está mais perto do que podemos imaginar

Por Airton Soares

19/08/2020 às 20h15 - Atualizada 19/08/2020 às 20h15

O botequim localizado na Alameda Santo Antônio, que ladeia a represa de São Pedro, ganhou o nome devido à lonjura da cidade e por estar num local, na época em que surgiu, pouco acessado pelos juiz-foranos. Por lá, há 11 anos, os clientes da região já tomavam sua cerveja e aproveitavam a mercearia para comprar um ou outro mantimento.

PUBLICIDADE

Com o tempo, a via passou a ser mais frequentada devido a construção, inacabada, da BR-440. Ainda mais gente passou a usar a alameda pelo fato desta ser o principal acesso ao Alphaville, ficando o bar a poucos metros da entrada deste condomínio. E agora, em tempos de academias de ginástica fechadas, o pessoal do ciclismo também adotou a via como caminho usual. Enfim, tornaram-se todos novos clientes, que hora ou outra param por ali para uma cerveja ou tira-gosto.

Na cozinha do bar, quem comanda o fogão é a Ana Maria de Almeida Peters que, junto com seu marido, José Henrique, prepara receitas familiares e de cozinha raiz, típicas de botequim. Por lá você pode optar por petiscos da estufa do bar ou pedir um pastelzinho frito na hora, de queijo minas ou carne com batata, que fazem um sucesso danado. Pra comer com mais “sustança”, pode optar pelas porções da casa ou encomendar pratos de cozinha mineira, como o suã de porco ou o frango com quiabo. Nas sextas-feiras, quem vai lá não abre mão da feijoada da Ana Maria. Viu só? Por ali, nada é gourmetizado, como provavelmente são os pratos preparados nas cozinhas dos vizinhos do condomínio logo à frente.

Talvez por isso esse espaço, simples, com seu balcão e prateleiras de mantimentos, com mesas e cadeiras de plástico, atraia a atenção desta gente acostumada com muita pompa, o que, naquele no bar, definitivamente, não faz parte do ambiente.

E o bar segue em frente, no fim do mundo, mas nem tanto, servindo seus pratos e bebidas tal qual quando começaram, muito antes da região crescer tanto. O endereço hoje é mais acessível geograficamente e também alcança os paladares de novos clientes. Que dure para sempre, ou pelo menos até o fim do mundo!

 

Alameda Santo Antônio 495 – Bosque do Imperador

O conteúdo continua após o anúncio

Tel.: 3217-9499

 

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também